5.4.10

Patrimônio, arte, cinema e poesia no Museu Casa das Onze Janelas

O mês de abril no Museu Casa das Onze Janelas começa com várias mostras e atividades artísticas imperdíveis.

Para inicio de conversa abrem duas mostras nesta terça-feira, 06. A Expomonumenta do IPHAN, em parceria com a Secult-PA/Sistema Integrado de Museus e Memoriais do Pará e “Haicai: Poesia e Imagem, da artista Shiguefuzi. Ambas serão abertas às 19h.

Mas também haverá oficinas de grafismos indígena e mostra de filmes documentários também com temática indígena.

A Expomonumenta é itinerante e já passou pela Bienal de Arquitetura em São Paulo e por várias cidades brasileiras, apresentando 48 painéis com resultados dos 13 anos de atividades do Monumenta na recuperação de 26 cidades históricas brasileiras. Ficará aberta até dia 30 de abril, na Sala Valdir Sarubbi, sempre de terça a domingo, das 10h às 16h.

Na abertura, haverá noite de autógrafos do lançamento dos livros: Art Nouveau em Belém (uma das fotos de Octavio Cardoso, que ilustram o livro, está aí ao Lado), Célia Bassalo Coelho; Largos, Coretos e Praças de Belém, de Elizabeth Nelo Soares e Igrejas, Palácios e Palacetes de Belém, de Jussara Derenji e Jorge Derenji.

A segunda mostra traz obras que enfocam a relação texto-imagem da poesia haicai, especificamente a transposição criativa da linguagem poética verbal do haicai brasileiro de tendências diversas, para a linguagem pictórica, com ênfase em técnicas e análise de materiais expressivos da Pintura. Esta ficará aberta até dia 25, no Laboratório das Artes, também de terça a domingo, das 10h às 16h.

Oficinas - Além da exposição, o público interessado nesta temática, poderá participar da Oficina de experimentação plástica “Reciclagem e produção de papel artesanal”, que será ministrada de 07 a 23 de abril, pela própria artista a educadora Bianca Shiguefuzi.

Na verdade a oficina dura um dia e irá se repetir de 07 a 23, sempre das 14h às 16h, na varanda do piso superior do Museu Casa das Onze Janelas. A participação será gratuita, bastando preencher uma ficha-cadastro na hora da oficina. Cada grupo poderá ter apenas 12 pessoas.


Outro evento que também inicia nesta terça-feira, 06, no Museu casa das Onze Janelas, faz parte da Semana dos Povos Indígenas. Será ministrada a oficina Conhecendo o Grafismo Marajoara (foto abaixo) Técnica, com a educadora Cilene Nabiça. A participação também é gratuita, de 06 a 16 de abril, das 10h às 12h.

Docs - De 18 a 28 de abril acontece a Mostra Amazônia Doc, Mostra de Cinema documental que abordará questões indígenas e o meio ambiente. As sessões vão acontecer pela manhã, às 10h30 e à tarde a partir das 14h. Entrada: gratuita, na sala Gratuliano Bibas, coordeandas pelos técnicos Milena Claudino e Fagner Monteiro.

O Museu Casa das Onze Janelas fica na Praça Frei Caetano Brandão s/ nº, Cidade Velha- Belém/PA. CEP: 66020-310. Funcionamento: de terça a domingo das 10h às 16h - feriados das 09 às 13h. Ingresso: R$2,00.

Nas terças-feiras a entrada é franca. Gratuidade: crianças até 7 anos, adultos a partir dos 60 anos, portadores de necessidades especiais, grupos e turmas da rede de ensino agendadas.

Para mais informações, ligue: 4008845/ 40098821

Nenhum comentário: