30.4.10

Música mineira abre noites de sexta e sábado no Baiacool Jazz Club

Na quarta-feira tem rock, com Rennan Pinheiro & Os Vasconcelos. Na quinta-feira, a Bossa Nova chega de mansinho, com Maca Maneschy.

Mas na sexta-feira, antes do jazz e do blues de Larissa Wright, acompanhada pelo grupo MP3, assim como no sábado, abrindo a noite para a MPB de Letícia Secco e Bob Freitas, o Baiacool Jazz Club se rende à música mineira.

Acima, Milton, Lô Borges e Beto Guedes, três dos integrantes do Clube da Esquina, nos primórdios do movimento

É isso mesmo. Tem mineirices no reduto do jazz. A voz e o violão, porém, são de um paraense, Cleiton Mendes, natural de Tucuruí, e que depois de uma temporada em São Paulo, estudando, lecionando e se aperfeiçoando em música instrumental, há dois anos, fixou residência em Belém.

No Baiacool Jazz Clube, ele manda um repertório recheado de músicas do 14 Bis, Flávio Venturinni, Beto Guedes, Boca livre, Milton Nascimento, Ivan Lins, Lô Borges, entre outros.

O jovem mudou-se para a capital paulista em 2004, onde ganhou duas bolsas de estudo, uma para o Conservatório Souza Lima, no curso de nível técnico, e outra para a Faculdade Souza Lima e Berklle College of Music, no curso de bacharelado.

Lá, teve aulas com grandes nomes da música nacional como Lupa Santiago, Edu Ardanuy, Djalma Lima, Pollaco e Boby Wyatt, para citar alguns.

Participou de grandes workshops sobre obras de B.B. King, Richard Bona, Scott Henderson, Gary Willis, Andy Sammers ( The Police), Jeff Scott, Tom Walsh, TonyLindsay & Antony King, Jeff Richman, Ray Moore, Sizão Machado, Nelson Faria, Tomaty, Michel Leme, Kiko Loreiro, Sergio Gomes, Kiko Freitas, entre outros.

Na época, fez participações em eventos nacionais de música instrumental, como a Expomusic São Paulo, em 2005 e 2006, considerada a maior feira de música da América latina. Cleiton também se apresentou na Festa Da música, um projeto de música instrumental promovido pela Caixa.

Além de estudar e participar de grandes eventos, como a maioria dos músicos faz, ele também abraçou a carreira free lancer e trabalhou em diversas bandas como guitarrista e violonista, ainda em São Paulo.

Passou pelos grupos Pedro Paulo e Fabiano, Balaio Sonoro, Dr Jack, Banda Out`s, e acompanhou a cantora Raquel Pessoa em seu projeto solo.

De volta em 2008, com toda a experiência adquirida, ele vem trabalhando e se apresentando em eventos e casas de shows locais.

Mas no Baiacool Jazz Club, o show já está em cartaz desde o início do mês de abril. O público tem gostado e ele deve permanecer por lá, trazendo a música do Clube da Esquina para as noites chuvosas ou não de Belém. Vale conferir.

Serviço
Show de Cleiton Mendes, no Baiacool Jazz Club. Na sexta-feira, das 21h30 às 23h, e no sábado, das 21h30 à meia noite. O Baiacool Jazz Club abre de quarta a sábado, com música ao vivo. Rua dos Mundurucus, próximo à Dr. Moraes – Couvert R$ 5. Informações: 91 - 3289-6632.

Nenhum comentário: