13.4.10

In Bust apresenta Sirênios no Margarida Schivasappa

A apresentação é única em vários sentidos e o ingresso custa quanto o espectador quer ou pode pagar

Três histórias comoventes sobre o Trichechus Inunguis. Não sabe o que é isso? É o mais dócil e único herbívoro dos mamíferos aquáticos, o famoso e quase em extinção peixe-boi da Amazônia.

É sobre ele o espetáculo que o grupo In Bust Teatro com Bonecos apresenta hoje, 13, a partir das 20h, no Teatro Margarida Schivasappa do Centur, a partir das 20h.

Em Sirênios estão as encantarias e mistérios que inspiram as lendas sobre o animal. Em uma das histórias, um navegador português, que há dias e dias no mar não distingue mais o que vê, enxerga algo no mar, que julga ser uma sereia, mas que na verdade é o peixe-boi.

Premiado pelo Edital da Funarte com patrocínio da Petrobrás, Sirênios também conta a história sobre a origem do peixe-boi, quando o casal de índios jovens é transformado no primeiro casal da espécie, e, ainda, como ele chega à mesa dos ribeirinhos depois de uma exaustiva caçada.

Embora o In Bust tenha um repertório de peças que podem ser apresentadas em qualquer espaço, a diretora do grupo Adriana Cruz, explica que Sirênios recebeu algumas adaptações para a apresentação no teatro.

“O espetáculo Sirênios, apesar de ter esta característica, fugiu parcialmente a esta regra e ficou melhor adaptado ao espaço teatral. Fazer o quê, acontece com quem faz teatro”, disse.

Sirênios traz como experimentação materiais alternativos. São hastes, mastros e tecidos que servem como base da manipulação dos bonecos, confeccionados com a técnica das cestarias e dos paneiros da região.

Serviço – Sirênios, do Grupo In Bust Teatro com Bonecos. Hoje, 13 de abril, às 20h, no Teatro Margarida Schivasappa do Centur. Gentil Bittencourt (ou Conselheiro Furtado – são dois acessos), com Rui Barbosa. Ingresso: pague o quanto quiser ou puder.

Nenhum comentário: