24.4.10

No Marajó - Cachoeira do Arari se rende à magia do cinema

Durante uma semana os moradores e visitantes que estiverem na pequena cidade onde morou o escritor Dalcídio Jurandir participarão da 1ª Mostra de Cinema Marajoara.
Justificar
A programação abre neste sábado e vai até o dia 1º de maio, com exibição de filmes produzidos por cineastas paraenses ou de produção estrangeira e ainda filmes realizados através de oficinas desenvolvidas no Arquipélago do Marajó.

Interessante a iniciativa de reunir todas estas produções e realizar a mostra. É oportunidade de se ver, em conjunto, diversos olhares e retratos da cultura marajoara.

Na abertura, acontecem dois lançamentos: “Sou Teu Maninho! Um grito marajoara”, curta de ficção produzido através do Projeto Outros Brasis e “O Glorioso”, documentário sobre Festa de São Sebastião de Cachoeira do Arari, realizado pelo IPHAN.

O evento faz parte das homenagens pelo aniversário do Padre Giovanni Gallo, que este ano completaria 83 anos no dia 27 de abril. Gallo é fundador do Museu do Marajó, um espaço tão mágico quanto ao próprio cinema ao reunir ali toda a diversidade do arquipélago, as invenções e o cotidiano do caboclo e da cultura marajoara.

Na terça-feira, 27, serão lançados a edição especial da Revista PZZ: “O Marajó de Giovanni Gallo” e o filme “Ajuntador de Cacos – A história de Giovanni Gallo e o seu Marajó”, documentário com direção de Paulo Miranda.

Também serão exibidos vários curtas realizados pela Ong Argonautas, “Tout Le Monde Sur Son Ilê – Marajó”, uma co-produção franco-alemã e o antológico “Marajó, barreira do mar”, de Líbero Luxardo.

As exibições acontecerão de tarde e à noite. Já pela manhã, e também à tarde, workshops que discutirão e levarão conhecimentos sobre as mídias digitais, como elaborar projetos e fazer captação de recursos, produção de filmes de 1 min, formação cineclubista, vídeo popular, além de palestras.

O encerramento, no dia 1º de maio Exibição do Filme “Marajó da Biosfera”, realizado pelo projeto de criação da reserva do Marajó e “A festa da Cobra”, realização do Coletivo Resistência Marajoara.

Veja programação completa, aqui.

A realização da 1ª Mostra de Cinema Marajoara é do Museu do Marajó, com apoio do Governo do Estado do Pará e Prefeitura Municipal de Cachoeira do Arari.

Parcerias: IPHAN, AMAM, Irmandade de São Sebastião de Cachoeira do Arari, Produtora Lux Amazônia, Argonautas, CEPEPO, Cineclube Invonacine - Fapespa, Coletivo Resistência Amazônica e Revista PZZ.

Nenhum comentário: