20.4.10

Na Memória exibe “Cândido Portinari, o Pintor de Brodósqui” e discute as artes plásticas no Pará

Com objetivo de puxar para depois da sessão uma discussão entre o público presente e artistas sobre a situação das Artes Plásticas no Estado do Pará, será exibido nesta quinta-feira, 22, no Cineclube Na Memória, um documentário que revive a vida e obra de Cândido Portinari.

Produzido em 1968 pelo cineasta mineiro João Batista de Andrade, o filme reconstitui cenas da terra natal do artista que marcaram seu imaginário e estão presentes na sua obra – como o futebol de meninos, o enterro infantil com caixãozinho azul e os camponeses e trabalhadores em seus afazeres.

O documentário faz parte do acervo do Centro Técnico Audiovisual (CTAV/ SAV) do Rio de Janeiro e estará sendo exibido graças a iniciativa do “Cine Clube na Memória”, uma ação do Sistema Integrado de Museus e Memoriais (SIM), através do Museu da Imagem e do Som (MIS).

O Cineclube Na Memória acontece quinzenalmente, sempre às quintas-feiras, às 19h, no mini auditório do Museu de Arte Sacra (MAS). Entrada Franca. Informações: 4009-8817. Realização: Governo do Estado do Pará, Secretaria de Estado de Cultura (Secult) e Museu da Imagem e do Som.

Nenhum comentário: