26.4.10

Fórum entrega à Fumbel documento com propostas para o Plano Municipal de Teatro

O 12º Encontro do Fórum Livre e Permanente de Teatro do Pará entrega, nesta terça-feira, 27, para a Fumbel um documento contendo propostas da categoria para a implantação do Plano Municipal de Teatro para Belém.

Espetáculo TaoBonitodeTaoFeio, que volta em cartaz em maio

A reunião começa às 16h, no Teatro Acyr Castro, no Memorial dos Povos. Na oportunidade, a professora Ézia Neves, da ETEDUFPA, também apresentará aos representantes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, um trabalho de pesquisa sobre os Anfiteatros da cidade.

Já as propostas do Plano Estadual para Política Pública do Estado estão em fase de finalização e será entregue, em breve, à Secretaria de Cultura do Estado – Secult.

E falando em anfiteatro, espaço de apresentação é um dos itens do Plano Municipal. De acordo com o Anuário de Estatísticas Culturais, publicado pelo MinC em 2009, com dados desde 2006, em todo o estado do Pará há somente 16 teatros. Destes, 93,75% ficam em Belém.

Além de propor mais teatros, o Plano Municipal também pede o mapeamento dos espaços que estão em condições de receber apresentações teatrais nos bairros, para que seja viabilizado um quadro de equipamentos teatrais que garantam apresentações com qualidade e segurança para artistas e público.

"Brasileiramente Árabe, que estará no I Seminário de Dramaturgia Amazônida

Elaborado por atores, técnicos, diretores, atores, pesquisadores e professores de teatro, o documento levanta outras questões como o acesso da população às manifestações teatrais; a valorização e o estímulo aos pontos da cadeia produtiva teatral na cidade; o fomento democrático à produção; a difusão descentralizada, a partir dos bairros; a interface entre teatro e educação e o Intercâmbio do Teatro em Belém.

Este ano as discussões avançaram bastante no setor. E a produção também. Basta buscar as agendas culturais para saber que vários espetáculos estão em cartaz. “Corpo Santo: São Jorge a Ogum”, da Companhia Madalenas, está no Teatro Cláudio Barradas, onde também foi recentemente encenado “Brasileiramente Árabes”, montagem que resulta de um trabalho da atriz e pesquisadora Karine Jansen, da Escola de Teatro e Dança da UFPA.

Em breve a peça voltará à cena, dentro da programação do I Seminário de Teatro Amazônida, que vai acontecer de 24 a 26 de maio.

Em maio também volta em cartaz, na primeira semana, o espetáculo corporal TaoBonitodeTão Feio (Prêmio Klaus Vianna - Funarte), da Companhia de Investigação Cênica, de 7 a 9 e de 14 a 16, no Teatro Cláudio Barradas da UFPA.

Cena do Espetáculo Fundo Reyno que esteve em cartaz no mes de março

Enquanto isso, “A troca e a tarefa”, espetáculo solo baseado em texto de Lygia Bojunga, com Yeyé Porto, ficará em cartaz por longa temporada numa realização do projeto A Casa da Atriz.

Para saber mais, acessem Rede Teatro da Floresta, na internet. E para conhecer os Planos: Municipal e Estadual.



Nenhum comentário: