30.6.10

Alberto Bitar e Armando Queiroz indicados à prêmio nacional no RJ

Na foto, obra da série "Efêmera Paisagem", de Alberto Bitar

Foram apenas dois os artistas paraenses indicados para concorrer à primeira edição do Prêmio Investidor Profissional de Arte (Pipa), uma iniciativa conjunta do Instituto Investidor Profissional (IP) e do Museu de Arte Moderna (MAM), do Rio de Janeiro.

O fotógrafo paraense Alberto Bitar e o artista visual Armando Queiroz agora fazem parte de uma lista seleta, que inclui ainda grandes nomes como: Cao Guimarães, Lenora de Barros, Lucas Bambozzi, Mauro Restiffe, Rivane Neuenschwander, Rochelle Costi e Sandra Cinto.

O objetivo do prêmio é dar reconhecimento a estes artistas que vem se destacando com seus trabalhos mais recentes e que tenham a possibilidade de inserção no circuito de arte.

Ao serem indicados, eles automaticamente já farão parte do catálogo do Prêmio, integrando também a ampliação do banco de dados do MAM do Rio de Janeiro. Só isso já seria motivo de comemoração para os 101 candidatos.

Afinal nenhum deles precisou enviar trabalhos para uma seleção. Foram indicados por pelo menos um dos membros do Júri de Seleção, composto por colecionadores, artistas, críticos de arte, curadores e galeristas do Brasil e exterior, com base em trabalhos desenvolvidos do início de 2009 até hoje.

Além disso, os artistas indicados concorrem agora ao prêmio de R$ 100 mil do Júri de Premiação e de R$ 20 mil do Júri Popular. Para chegar à premiação, uma nova etapa se configura. Tendo como critério a quantidade de indicações recebidas pelo júri, quatro artistas serão selecionados. Os vencedores de indicações enviarão um portfólio e obras para a exposição que será realizada no MAM.

Durante a exposição, o Júri Oficial avaliará o portfólio dos finalistas, incluindo as obras elaboradas para a exposição, e irá selecionar o vencedor do PIPA. No período da exposição no MAM, o público visitante também poderá votar no seu artista preferido e o que obtiver mais votos receberá a premiação do Júri Popular. A exposição no MAM do Rio vai acontecer no segundo semestre. A lista oficial com os nomes dos finalistas ao Pipa 2010 será anunciada no próximo dia 15 de julho.

Os artistas - Armando Queiroz, inicia sua trajetória em 1993, período em que trabalha numa escala diminuta resignificando pequenos objetos do cotidiano.

Na foto obra s/ título, de 1993 – Caixa madeira pintada com imagens impressas, boneco plástico e peças automotivas.

Ao longo dos anos, passou a envolver estes objetos nos espaços expositivos em que são apresentados, surgindo assim, uma série de instalações.

Em 2003, na cidade de Abaetetuba (PA), faz sua primeira intervenção urbana no Mercado de Carne Municipal; mesmo ano em que foi bolsista do Instituto de Artes do Pará, com o projeto Possibilidades do Miriti como Elemento Plástico Contemporâneo.

O fotógrafo Alberto Bitar já integra os acervos do MAM de São Paulo, MAM da Bahia, Fundação Biblioteca Nacional, coleção FNAC, além de ter entrado esse ano para a Coleção Pirelli/MASP de Fotografia, uma das mais importantes coleções de fotografia contemporânea do Brasil.

Para a coleção da Pirelli, Bitar apresentou fotos da série “Efêmera Paisagem”, trabalho que reúne um vídeo de quatro minutos e fotografias captadas do interior de veículos em movimento.

“Sempre me atraiu o movimento, a possibilidade da fotografia capturar, em um único frame, a somatória de vários instantes, o fluxo do tempo”, conta Alberto.

“Efêmera Paisagem” foi vencedor do Prêmio Banco da Amazônia de Artes Visuais 2009 e integrou, no mesmo ano, a exposição Trilhas do Desejo, do programa Rumos Artes Visuais, do Instituto Itaú Cultural.


Nenhum comentário: