8.6.10

Festival de cinema abre inscrições também para filme latino americano

O Fest Cineamazônia foi ampliado. Agora Festival Latino Americano de Cinema e Vídeo Ambiental abre inscrições para a 8ª edição, que acontecerá de 9 a 13 de novembro de 2010, em Porto Velho.

Na foto acima, a edição itinerante em Belém, no início deste ano

A partir desta edição o evento torna-se Latinoamericano aceitando inscrições de produções de países de língua castelhana (espanhol), que já podem ser feitas no site www.cineamazonia.com.

O principal destaque do festival é para a discussão ambiental, mas aceita produções de todos os gêneros como ficção, documentário, experimental, animação e vídeorreportagem ambiental.

Segundo o curador, Jurandir Costa, a abertura do festival para produções em castelhano é conseqüência de uma integração que vinha ocorrendo, através da etapa itinerante na Bolívia, Peru e Colômbia. “É importante conhecer e dar voz as abordagens cinematográficas dos nossos vizinhos”, considerou Costa.

Com a abertura para produções latinoamericanas, a organização aguarda participações de produtores de países como Cuba, Argentina, Chile, Venezuela, dentre outros. Outra parceria importante que compõe o Fest Cineamazônia® a partir deste ano é a integração com festivais da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).

Filmes e vídeos de Portugal, Moçambique, Cabo Verde, Ângola e outros países estão sendo convidados para participarem do festival. O Fest Cineamazônia® já acontece em Cabo Verde (África), Coimbra e Evora (Portugal), como resgate e aproximação com países que refletem na cultura e história brasileira.

O Festival tem o apoio da Prefeitura de Porto Velho, através da Fundação Iaripuna e da Secretaria Municipal de Educaçao (Semed) e Iphan.

Nenhum comentário: