18.6.10

APCC rende homenagens a Dennis Hopper na Sessão Cult deste sábado

No último dia 29 de maio, o cinema perdeu Dennis Hopper, ator e diretor que estreou nos anos cinquenta e trabalhou em filmes clássicos como "Juventude Transviada" e "Assim Caminha a Humanidade".

Trabalhando com ator coadjuvante nos anos sessenta ele já pensava em largar a profissão, quando Peter Fonda lhe apresentou o roteiro de "Sem Destino". Juntos criaram este clássico da contra-cultura americana.

Para matar a saudade e render-lhe uma homenagem, o filme será exibido neste sábado, 19, na Sessão Cult da Associação Paraense de Críticos de Cinema, com sessão às 16h e entrada franca, no cine Líbero Luxardo do Centur.

O filme é considerado “histórico” pelos críticos norte-americanos. Retrata uma época (os anos 60/70), focalizando as comunidades “hippie” e uma cultura peculiar. Fonda e Hopper trataram o projeto a partir de uma idéia de Fonda quando, segundo ele, contemplou uma foto que tirou com Bruce Dern perto de uma moto.

Feito com baixo orçamento, o longa fez sucesso e alavancou a carreira da dupla principal. Ganhou um prêmio em Veneza para cineasta estreante (Hopper). Produzido no auge do movimento hippie, tem nos papéis principais dois motoqueiros, Wyatt (Peter Fonda) e Billy (Dennis Hopper) que levam drogas do México para vender em Los Angeles.

Com o dinheiro da venda eles iniciam uma viagem até Nova Orleans, onde pretendem aproveitar o Mardi Gras, uma espécie de carnaval da cidade. Durante o percurso eles ainda fazem amizade com um advogado drogado (Jack Nicholson), que é levado como carona nesta jornada.

O roteiro e as interpretações vão fundo no lema “sexo, drogas e rock and roll”, mostrando personagens marginais e como Fonda e Hopper já disseram, eles foram batizados em homenagem a Wyatt Earp e Billy The Kid, personagens lendários do oeste americano.

Até nas roupas os personagens são ícones, enquanto o Wyatt de Peter Fonda se veste coma uma espécie de bandeira americana e por isso tem o apelido de “Capitão Americana”, o Billy de Dennis Hopper usa roupas que lembram os índios. Agora quem rouba o filme é Jack Nicholson, que herdou o papel que seria de Rip Torn e criou um personagem fantástico, um advogado totalmente maluco e drogado, que segue a dupla principal nesta viagem alucinante.

Nenhum comentário: