19.6.10

Territórios: boa notícia para o teatro e o público que aplaude a cena

Na próxima segunda, 21, abrem as inscrições para grupos interessados em apresentar espetáculo no Festival Territórios de Teatro, que chega a sua terceira edição, este ano de 2010.

Realizado pela primeira vez em julho de 2008, o festival inovou na área de eventos das artes cênicas ao trazer muita discussão e debate, além de apresentações de peças da recente produção teatral da cidade.

Em 2009, na sua segunda edição, trouxe para Belém, o paraense Kil Abreu, que assistiu e escreveu sobre os espetáculos, traçando a cada dia um diagnóstico crítico do modo artístico e técnico dos mesmos.

Nada poderia ter sido mais apropriado, afinal Kil Abreu viveu muito da cena artística de Belém, antes de partir para São Paulo, onde se pós-graduou em Artes pela Escola de Comunicação e Artes da USP, escreveu crítica na Ilustrada da Folha de São Paulo. É colaborado da Revista Bravo, e atualmente integra o júri do Prêmio Shell de Teatro.

Isso trouxe um retorno maior, não só para o público, mas principalmente para atores e técnicos, diretores e autores, já que a crítica especializada é muito bem vinda para seus trabalhos. Os textos foram publicados no blog do festival e estão lá para que a qualquer momento sejam acessados.

O público convive com uma programação híbrida e de qualidade, apresentada em palcos como o Casarão do Boneco, Espaço Cuíra, Anfiteatro da Praça da República, Teatro Waldemar Henrique, entre outros que embora não sejam os tradicinais de Belém, há muito se legitimaram como espaços cênicos da cidade. Este ano, o Teatro Universitário Cláudio Barradas da UFPA e a Casa da Atriz devem com certeza entrar no roteiro.

As apresentações duram uma semana, com três apresentações diárias, pelo menos até o formato do ano passado. E as platéias ficam cada vez mais lotadas. Em 2009, a correria era enorme e mesmo assim se você não chegasse com bastante antecedência, perdia a vez e ficava de fora. Os espaços tem capacidade pequena de platéia e uma única sessão já não está mais atendendo a demanda.

Talvez este ano a coordenação esteja pensando em uma alternativa que contemple melhor o público interessado em teatro. Duas sessões no memso dia ou duas apresentações na semana ,do mesmo espetáculo, talvez ajudasse. Não sei. As inscrições só iniciam agora. Aguarda-se a demanda para se montar a programação.

Acesse o edital do Territórios de Teatro no blog do festival, onde também está disponibilizada uma ficha de inscrição. Mais informações no Instituto de Artes do Pará, parceiro do projeto, em sua Gerência de Artes Cênicas - Praça Justo Chermont, 236 – Bairro Nazaré . Fone para contato: (091) 40062913.

Nenhum comentário: