1.6.10

Eduardo Okamoto traz pesquisa em dramaturgia do corpo para Belém

Começa esta semana em Belém, o projeto itinerante “10 anos por uma escrita do corpo”, do ator paulista Eduardo Okamoto.

Foi assim que ele resolveu comemorar a primeira década de sua carreira com pesquisas continuadas sobre a chamada dramaturgia de ator ou dramaturgia do corpo.

Contemplado com o Prêmio de Teatro “Myriam Muniz”, da Funarte, o projeto traz para a capital paraense, de 03 a 10 de junho, uma programação com oficina, três espetáculos e lançamento de livro, a serem realizados no Instituto de Artes do Pará – IAP e no Teatro Universitário Cláudio Barradas.

A abertura será nesta sexta-feira, 04, na Escola de Teatro e Dança da UFPA, das 10h às 12h, com uma palestra-demonstração na qual Eduardo abordará seu processo criativo, apresentando seus estudos.

No Teatro Universitário Cláudio Barradas, de 07 a 10, serão feitas as apresentações de três espetáculos: “Eldorado” “Agora e na hora de nossa hora”, “Uma estória abensonhada”, e o lançamento do livro “Hora de Nossa Hora: o menino de rua e o brinquedo circense (Editora Hucitec, 2007)”, de autoria de Eduardo.

Serão duas sessões diárias, sempre às 19h e 21h, com ingressos a R$ 5,00. O primeiro espetáculo do programa, no dia 07, será o solo “Agora e na Hora de Nossa Hora” (foto), que já cumpriu temporada em São Paulo e foi apresentado em alguns dos principais festivais de teatro do Brasil, recebendo inúmeros prêmios.

A dramaturgia de “Agora e na Hora de Nossa Hora” foi criada a partir da montagem de materiais coletados e in-corporados pelo ator e trechos de Macário, conto do escrito Mexicano Juan Rulfo.

O espetáculo tem direção de Verônica Fabrini. Após o espetáculo será lançado o livro, que sintetiza a sua experiência com os meninos de rua, assim como o processo que gerou o espetáculo.

No dia 08, completando a programação artística da mostra, será apresentada a peça “Uma estória abensonhada” (foto abaixo), em que Eduardo Okamoto dirige atores do Grupo Camaleão de Pesquisa em Teatro, do Rio Grande do Sul.

O espetáculo adapta para a cena o conto “A praça dos deuses”, do escritor moçambicano Mia Couto.

O processo de criação, assim como os solos de Eduardo Okamoto, contou também com um apurado trabalho de observação de pessoas reais. Nestes encontros, os atores entreviram centelhas de vida, pequenos milagres possíveis. Assim, intuiu-se: os fatos da realidade ordinária poderiam estimular a criação da realidade teatral – extraordinária!

Nos dias 09 e 10, entra em cena “Eldorado” (foto abaixo, de Roberto Simioni), também um espetáculo solo, cujo processo criativo foi fundado no estudo sobre a rabeca – instrumento de arco e cordas, parecido com violino, presente em muitas manifestações da cultura popular do Brasil.

Em pesquisas de campo nas cidades de Iguape e Cananéia (litoral sul de São Paulo), o ator conheceu rabequeiros e seus construtores, recolheu causos, músicas, gestos, ações vocais, histórias etc.

A oficina Dramaturgia do Corpo começa no dia 04, no IAP, apresentando aos seus participantes a possibilidades de criação cênica partindo-se de materiais físico e vocais do ator.

As inscrições podem ser feitas pelos telefones 4006.2913 ou diretamente no Departamento de Artes Cênicas do Iap (ao lado da Basílica de Nazaré). A oficina será gratuita e será realizada até 06 de junho, das 14h às 18h.

Eduardo Okamoto é Ator graduado em Artes Cênicas, Mestre e Doutor em Artes pela Unicamp, desde 2000. Pesquisa o trabalho de ator sob orientação do Lume – Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa Teatrais da Unicamp. Saiba mais: www.eduardookamoto.com

Mais informações, com a produção local: Cristina Costa (91) 8110.5245 (criscosta@inbust.com.br) e Andrea Rocha (91) 9611.0441 (andrea_bida@yahoo.com.br). As fotos que ilustram o post são de João Roberto Simioni.

Nenhum comentário: