29.6.10

O universo de Bruno de Menezes no Teatro Waldemar Henrique

O poeta Bruno de Menezes recebe homenagens do Grupo Cênico da Fundação Curro Velho, que estréia o espetáculo "Bento Bruno" nesta quarta-feira, 30, às 19h, no Teatro Waldemar Henrique, onde fica em cartaz somente até quinta-feira, 01 de julho.

A peça tem produção do Grupo Cênico da Fundação Curro Velho, direção de Astréa Lucena e Leonel Ferreira e texto de Carlos Correia Santos.

A encenação propõe um mergulho no fantástico legado do poeta, uma tentativa poética de percorrer por todas as referências que alimentaram esse importante pensador.

Bruno de Menezes é apontado como um dos primeiros autores brasileiros a apostar na criação de uma poesia de raiz efetiva negra, tido como um dos introdutores do Modernismo na Amazônia, pioneiro na defesa de causas sociais e ideológicas como a doutrina do cooperativismo.

O espetáculo sob as luzes do palco é uma grande celebração que tenta descobrir: o que benze um poeta? As águas da pureza de sua infância? O fogo da ousadia que surge em toda juventude? Os ares da modernidade que sopram no rumo do futuro? Ou as raízes que vêm de sua terra natal? São perguntas a serem respondidas ao tocar da terceira campa.

O grupo surgiu em junho 2003 a partir do anseio de jovens oriundos dos projetos de iniciação Artística da Fundação Curro Velho que descobriram através do teatro, da dança e da música uma possibilidade de formação cênica mais continuada.

Dessa forma, por meio de montagens de espetáculos cênicos foi proporcionado aos jovens, uma experiência de amadurecimento no trabalho com a linguagem cênica enquanto veículo de crescimento pessoal, artístico e social.

Neste ano, a Fundação Curro Velho, reafirmando as suas políticas publicas em diversos temas sociais, está dando ênfase na cultura afro religiosa, tendo a honra de homenagear o poeta Bruno de Menezes.

Um artista ungido para quebrar barreiras e unir classes sociais. De origem humilde, quase um autodidata, o escritor fundou grupos artísticos populares como a Academia dos Novos e a Academia do Peixe Frito (que se reunia em plena feira do Ver o Peso), mas também chegou ao posto de Presidente da Academia Paraense de Letras e foi consagrado como um dos maiores folcloristas do país.

Serviço
Espetáculo do Grupo Cênico da Fundação Curro Velho. Nesta quarta-feira, 30, e quinta-feira, 01 de julho, a partir das 19h, no teatro Waldemar Henrique. Entrada franca.

Nenhum comentário: