18.6.10

Mais um grupo do Acre está entre nós esta semana

Na semana passada, a banda Caldo de Piabas esteve por aqui dentro da programação do Conexão Vivo. Neste sábado é a vez do teatro acreano, que se faz presente através do grupo “De olho na Coisa”, que se apresentará no Espaço Cultural Sesc Boulevard, na Doca, dentro da programação do projeto Amazônia das Artes.

A apresentação do espetáculo de bonecos “O Espelho da Lua” está marcado para 19h30, com entrada franca. Com manipulação direta de bonecos, a trama conta a estória de guerreiros indígenas que, apaixonados, fazem de tudo para conseguir os seus intentos amores. É, na verdade, a lenda da Vitória Régia, em uma versão romanceada.

A índia Naiá se apaixona pela lua e desaparece no rio onde a lua é refletida, sendo encantada, depois, em uma flor Vitória Régia. Nesta história, porém, surge outro personagem na história, o índio chamado Aitiê, que é apaixonado pela indiazinha e tenta de todas as formas tirar Naiá do caminho até a Lua.

O grupo de teatro “De Olho na Coisa” originou-se do teatro popular pela iniciativa de José Marques de Souza (Matias), em 1971, nas comunidades periféricas situadas na cidade de Rio Branco, no Acre.

Desenvolve ações junto a minorias como os sem-teto, os sem-terra, meninos e meninas em situação de rua, migrantes e seringueiros em más condições de sobrevivência, tendo como estratégia trabalhar com o teatro para fazer denúncias das injustiças sociais, daí o nome De Olho na Coisa.

Assim, juntou-se a outros movimentos como as comunidades eclesiais de base da igreja católica, entre outros. Paralela a essa ação política realizou oficinas e montou espetáculos, promoveu encontros e reuniões artísticas tendo contribuindo no fortalecimento do movimento artístico no Acre.

No final da década de 1990, após a perda de seu grande mestre Matias, o grupo sofreu uma lacuna na sua produção e, a partir de 2001, construiu uma oficina/montagem, conseguiu novamente aumentar sua produção teatral, onde passou a montar dois espetáculos por ano.

O grupo de teatro de Olho na Coisa, no decorrer de sua existência já montou mais de 30 espetáculos e esquetes. Atualmente, vem trabalhando com quatro espetáculos: A História do Homem que Vendeu a Alma ao Diabo e quase Perdeu o seu Amor; O Circo do seu Bolacha; Quadrilha – um Romance Sertanejo; e O Espelho da Lua.

Para saber mais sobre o movimento cultural no Acre, acesse também o Blog em homenagem ao fundados do grupo, o Mestre Matias.

Nenhum comentário: