19.6.10

Pássaro Junino: herança cultural paraense precisa ser vivida pelos paraenses

Mais uma oportunidade para conhecer de perto esta riqueza da nossa cultura acontece hoje, com a apresentação do espetáculo “O Peso da Inveja”, do Pássaro Tucano, no Memorial dos Povos.

Com texto da atriz Ester Sá e orientação de Iracema Oliveira, o Pássaro Tucano está de espetáculo novo. Este ano, a transformação de sua sede em Ponto de Cultura, o grupo também puxa uma série de debates em torno do fazer do Pássaro Junino.

Para Iracema, guardiã do Tucano, a manifestação carece de atenção não apenas das autoridades, mas do paraense de um modo geral, que pouco conhece a respeito das culturas populares locais.

“O Pássaro precisa ser olhado, ser apresentado, ser amado, porque ele é único, só tem aqui, é um orgulho do Pará. Mas para ele ser amado, ele precisa ser conhecido. Por isso, convidamos toda a sociedade a participar da festa que não apenas é a temporada do Pássaro Tucano, mas das apresentações dos mais de vinte que estarão voando sobre Belém em junho”.

Além da apresentação deste sábado, o Pássaro Tucano vai realizar suas apresentações na comunidade Imperial (dia 20, às 18h), no Jurunas, e nos Teatros Gasômetro (Parque da Residência – Av. Magalhães Barata) e Cláudio Barradas (na Escola de Teatro e Dança da UFPA) ambas as apresentações no dia 27, às 18h e 20h, respectivamente.

De acordo com o poeta e professor de estética João de Jesus Paes Loureiro, o Teatro de Pássaro Junino representa a maior contribuição do gênio inventivo paraense para a cultura junina nacional, “cultura que é marcada por fatos e expressões culturais geralmente vindas com o colonizador” e que, entretanto, é enriquecida por este teatro amazônico.

Em Belém, há cerca de 22 Pássaros em atividade, todos dignos de serem admirados, uma vez que feitos com muito amor, teimosia e dedicação de seus guardiões, ensaiadores e brincantes! Entre estes, está o Pássaro Tucano.

O último pouso antes de retornar às matas, será o Ponto de Cultura Heranças do Velho Chico, dia 3 de julho. Recém aprovado, ele fica no bairro do Telégrafo, onde a comunidade de brincantes realiza os ensaios.

“Ao longo de 2010 realizaremos oficinas de artesanato, dança, interpretação, audiovisual, entre outras atividades, e convidamos a comunidade a ocupar este que sempre foi um ponto de cultura, ainda que pouco conhecido”, declara Iracema Oliveira.

O espaço homenageia Francisco Oliveira, mestre da cultura paraense, pai de Iracema, Guaracy e Raimunda, as irmãs Oliveira, todas guardiãs do Pássaro.

Ficha Técnica

Tucano – Marcela Oliveira
Gilson Rodrigues– Marquês Júlio de Aguiar
Ana Lemos- Marquesa Lúcia Alcântara de Aguiar
Inês Ribeiro - Marilane de Alcântara
Suelen Silva - Princesa Ana Célia de Aguiar
Ives Oliveira - Príncipe Arthur Alcântara de Aguiar
Adrielson Barbosa – Marquês Heitor de Amoêdo
Ingrith Rodrigues – Princesa Ruth de Amoêdo
Glenda Rodrigues - Princesa Encantada Raquel de Amoêdo
Breno Monteiro – Príncipe Maurício de Amoêdo
Raissa Gomes – Princesa Catarina de Amoêdo
Lisandra Nunes - Fada
Ester Sá - Feiticeira Solange
Felipe Cortez - Caçador
Geovani Moia - Fidalgo Miguel de Boaventura
Alessandra Oliveira - Dama de companhia Lourdes
Évila dos Anjos - Índia Iracema
Alexandre Macedo - Guerreiro Indayassu
Walace Rogério/André Mardock - Sêu Manelão
Patrícia Zulu - Dona Gertrude
Wesley Oliveira – Simplício
Maira Oliveira – Xandoca
Luis Sabaa - Compadre Chicão
Hilssy de Nazareth - Comadre Maroca
Mauro Santos – Cabo Gororoba
Equipe de Bordadeiras e Costureiras: Darci Duarte, Marilda Azeredo, Marta Goreth, Alessandra Oliveira, Eny Silva.
Paulo Jorge - Diretor Musical

Participação especial dos músicos da Banda do Corpo de Bombeiros

Serviço
Espetáculo do Pássaro Junino Tucano. “O Peso da Inveja”. Neste sábado, 19, no Memorial dos Povos, a partir das 18h. Entrada franca.

Fonte: Felipe Cortez e Blog Pássaro Tucano.

Nenhum comentário: