24.6.10

Colóquio: sabedoria popular entra na pauta acadêmica da UFPA

Uma elaboração coletiva para novas articulações entre o saber científico e popular. É com este propósito que abre nesta quinta-feira, 24, o I Colóquio Internacional sobre Educação, Arte e Cultura Popular.

O evento, que ganha espaço no auditório do Instituto de Ciências Jurídicas da Universidade Federal do Pará, é ainda um momento de qualificação dos debates sobre as pedagogias das artes e culturas populares para o VII Congresso Mundial da IDEA 2010, que acontecerá em Belém, entre os dias 17 e 25 de julho, com o tema Viva a diversidade Viva! Abraçando as artes de transformação!

A programação começa às 8h e segue até às 18h. E a partir das 10h, tudo poderá ser acompanhado via internet, acessando o site www.webtv.pa.gov.br.

“A cidade de Belém apresenta uma rica e diversificada cultura popular, com dança, teatro, folguedos populares, música, culinária, arquitetura, literatura, entre outros. Mas o saber popular veiculado por essas práticas, ainda é percebido como algo de menor importância pela ciência”, afirma o professor Mestre Paulo Lima, coordenador do evento.

Os debates desta quinta-feira destacarão a Cultura Popular na Amazônia: Tradição e Contemporaneidade; Práticas Corporais e Produção Artística: entre textos e contextos; Educação, Arte e Diversidade Cultural: abraçando as artes de transformação.

Entre os participantes da programação estão: Iracema Oliveira, do Pássaro Tucano; Mestre Alarindo, do Boi Caprichoso; Dan Baron, presidente da IDEA; e Cesar Escuza, diretor do Grupo de Teatro Vichama do Peru.

O I Colóquio Internacional sobre Educação, Arte e Cultura Popular é realização do Grupo de Estudos e Pesquisas em Cultura Corporal, Educação, Arte e Lazer (Lacor), da Faculdade de Educação Física (ICED/UFPa) e Núcleo Gestor do VII Congresso Mundial da IDEA 2010.

IDEA - No mês e julho, todos estes temas serão aprofundados no VII Congresso Mundial da Associação Internacional de Drama, Teatro e Educação - o IDEA 2010, que pretende trazer uma nova proposta pedagógica para a educação mundial. As inscrições podem ser feitas no endereço eletrônico do evento: www.idea2010.art.br até o dia 30 de junho.

Nenhum comentário: