7.6.10

Cineclube Alexandrino Moreira exibe filme de Ozu

O filme desta segunda-feira, no Cineclube Alexandrino Moreira, do Instituto de Artes do Pará (IAP), mostra um das obras primas do cineasta japonês, Yasujiro Ozu.

"Era Uma Vez em Tóquio" (Tokio Monogatari, Japão, 1953), mostra um casal de idosos que resolve deixar a sua província e ir para Tóquio, onde mora e trabalha o primogênito, com sua esposa e o filho menor.

Mas a visita logo se mostra um problema, a começar pelas acomodações restritas, seguindo-se o pouco tempo que o filho e a nora possuem para dispensar-lhes atenção.

O crítico de cinema Marco Antônio Moreira ressalta que o cinema de Ozu está entre os mais peculiares do Japão, "a começar pela sua opção por uma fotografia tomada de uma altura que corresponde à estatura normal do japonês. E passa pelo cuidado com que trata as pessoas do povo, especialmente velhos e crianças", explica.

"É um cinema simples na linguagem, mas extremamente denso no modo como focaliza os temas e as personagens. Tanto que Ozu é considerado um dos mais importantes cultores da introspecção filmada", finaliza.

Premiado na Inglaterra e Japão, "Era Uma Vez em Tóquio" será exibido na sessão quinzenal realizada pela Associação de Críticos de Cinema do Pará (ACCPA) no cineclube do IAP, e após a sessão, haverá o já tradicional bate-papo entre os críticos e o público presente. A sessão começa às 19h, com entrada franca.

Serviço - “Era Uma Vez em Tóquio" (Tokio Monogatari, Japão, 1953), de Yasujiro Ozu. Nesta segunda-feira, dia 7 de junho, às 19h, no Cineclube Alexandrino Moreira, do Instituto de Artes do Pará (IAP). Entrada franca. Parceria: Associação de Críticos de Cinema do Pará (ACCPA).

Nenhum comentário: