10.6.10

Exposição: Paulo Emmanuel mostra os "Ídolos de Massa" na Copa do Mundo

Ele sempre foi mais conhecido como desenhista e cartunista, ilustrando crônicas e criando tiras de humor em jornais. Mas desde o inicio dos anos 2000, o cartunista Paulo Emmanuel tornou-se um modelador.

É com esta técnica que ele abre, neste sábado, 12, a exposição “È massa!”, projeto que revela uma nova técnica em caricatura e desenho de humor, em trabalhos tridimensionais.

Pegando carona no mês do futebol mundial, a mostra destaca a grande festa d a copa do mundo, e homenageia os jogadores Robinho, Adriano, Kaká, Neymar, Ronaldinho gaúcho, Tierry Henry, Cristiano Ronaldo, Lionel Messi, Drogba, Luis Fabiano, Ganso, Pará, Giovanni, Moisés, Gian e Zé Augusto, entre outros estarão convocado para exposição.

Ficará aberta até dia 5 de julho, no Espaço Gastronômico Cultural Dona Dica – Cheiros & Sabores, no Complexo Feliz Lusitânia – Casario da Rua Padre Champagnat, loja 2, ao lado da igreja de Santo Alexandre.

A nova técnica vem sendo desenvolvida pelo cartunista, desde que começou a trabalhar, com miniaturas de bonecos e caricaturas feitas com massa de Biscuit.

A primeira exposição de bonecos foi apresentada no 34º Salão Internacional de Humor de Piracicaba. Foi a partir daí, que surgiu a idéia de criar o projeto Ídolos de massa, com caricaturas de personalidades feitas em massa de biscuit. Já em 2002, na Bahia, fez a primeira mostra “Ídolos de Massa”, na Feira de Santana.

Um ano depois, teve uma dessas caricaturas em massa, selecionada no Salão Internacional de Humor do Piau e foi premiado no Festival Internacional de Humor e Quadrinhos de Recife, em 2004 .

Não parou mais, e o novo “brinquedo” do artista, virou vício dos bons. As caricaturas ganharam cada vez mais espaço em sua vida e no ano passado, mais um grato retorno, P. Emmanuel foi selecionado no I BH Humor de 2009, com uma caricatura do argentino Carlito Tevez.

Também em 2009, classificou trabalhos no Festival Internacional de Humor de Nikoselo na Sérvia( 2009) e este ano já foi premiado no XII Portocartoon em Portugal. E lá se vai quase uma década desenvolvendo esta técnica, utilizando como materiais, a massa de modelar e o biscuit.

O cara resolveu se aperfeiçoar para ficar melhor e chegou a estagiar como assistente de animação em São Paulo na empresa de animação Trattoria di Frames. Realizou um curta animado em 2D para o Shopping Center Iguatemi (Feira) e atualmente faz bonecos caricaturados e miniaturas para agências de publicidade e ilustrações para revistas, além de exposições e trabalhos sob encomenda.

Serviço
Exposição É Massa! Neste sábado, 12, a partir das 19h, no Espaço Gastronômico Cultural Dona Dica – Cheiros & Sabores, no Complexo Feliz Lusitânia – Casario da Rua Padre Champagnat, loja 2, ao lado da igreja de Santo Alexandre. Mais informações com P. Emmanuel: (91) 8715.2096 / 3249-2096 - Email: pauloemman@yahoo.com.br.


Um comentário:

Emman disse...

Querida,
Fico muitíssimo grato pela matéria e feliz pela sua amizade. Parabéns pelo blog e muito sucesso pra vc.
Beijão
Emman