22.6.10

Melhores do Festival Júri Popular no Cine Líbero Luxardo

O Cine Líbero Luxardo exibe nos dias 24, 26 e 27 de junho, quinta, sábado e domingo, às 19h30, com entrada franca, os Premiados do 2º Festival do Júri Popular, o festival foi originalmente realizado em fevereiro deste ano.

O festival aconteceu em salas de cinema de 19 capitais brasileiras, dentre elas Belém, em parceria com a Fundação Cultural do Pará Tancredo Neves.

Realizado pela produtora carioca Sobretudo Produções, desde o ano passado, o festival tem como objetivo exibir e premiar, pelo voto direto do público presente nas sessões competitivas, filmes de curta e média metragens.

A idéia de apresentar os vencedores da edição de 2010 do festival é uma forma de prestar contas com o público local, que ajudou na premiação dos títulos, bem como uma maneira de permitir que mais pessoas possam prestigiar os filmes que foram premiados nas categorias: Grande Prêmio, Melhor filme em Belém, Melhor Experimental, Melhor Animação, Melhor Documentário, Melhor Ficção, Melhor Atriz, Ator, Trilha Sonora, Direção, Direção de Arte, Roteiro, Fotografia e Montagem.

Dentre os nove títulos apresentados nos programas dos vencedores, está o curta “A Guerra de Arturo”, dos diretores Júlio Taubkin e Pedro Arantes, premiado como Melhor Filme em Belém, Belo Horizonte, Boa Vista, Florianópolis, Palmas e São Luís (além de Melhor Ficção, Direção, Roteiro, Ator).

Arturo é um simples funcionário da redação de um grande jornal. Seu trabalho não tem emoção nem aventura: ele apenas digita mecanicamente as notícias do dia-a-dia. No entanto, ele terá sua rotina quebrada quando, por um erro de digitação, deflagra acidentalmente uma guerra entre Brasil e Argentina, só resta a Arturo consertar seu erro e salvar o mundo.

Na categoria Grande Prêmio, “A Ilha”, curta de animação de Ale Camargo, diretor do Distrito Federal, conta de forma bem humorada a historia de Edu, personagem que fica ilhado em uma grande metrópole. O divertido curta foi eleito também como Melhor filme em Maceió, Recife e Rio Branco.

A programação Premiados do 2º Festival do Júri Popular será exibido em três sessões com duração média de 2 horas. É uma ótima oportunidade de prestigiar produções nacionais de qualidade enquanto a 3ª edição do Festival do Júri Popular, prevista a acontecer ano que vem, está sendo cuidadosamente preparada. Confira abaixo a programação completa.
(Sinopses e fichas técnicas em anexo)

Programação

- MURO, de Tião, 18', PE | (Melhor Experimental)

- O ANÃO QUE VIROU GIGANTE, de Marão, 10', RJ | (Melhor Animação)

- ÁUREA, de Zeca Ferreira, 16', RJ, fic. | (Melhor Atriz, Trilha Sonora e Filme em Porto Alegre/RS)

- A GUERRA DE ARTURO, de Júlio Taubkin e Pedro Arantes, 19', SP, fic. | (Melhor Ficção, Direção, Roteiro, Ator, Filme em Belém/PA, Belo Horizonte/MG, Boa Vista/RR, Florianópolis/SC, Palmas/TO e São Luís/MA)

- DOIS MUNDOS, de Thereza Jessouroun, 15', RJ| (Melhor Documentário e Filme em São Paulo/SP)

- TIMING, de Amir Admoni, 8', SP, fic. | (Melhor Direção de Arte)

- A ARQUITETURA DO CORPO, de Marcos Pimentel, 21', MG, doc. | (Melhor Fotografia)

- O DIVINO, DE REPENTE, de Fábio Yamaji, 7', SP, anim. | (Melhor Montagem e Filme em Curitiba/PR)

- A ILHA, de Ale Camargo, 10', DF, anim. | (Grande Prêmio e Melhor Filme em Maceió/AL, Recife/PE e Rio Branco/AC)

Serviço
Premiados do 2º Festival do Júri Popular. Quinta, Sábado e domingo - 24, 26 e 27 de junho, às 19h30. Entrada Franca. Cine Líbero Luxardo - Fundação Tancredo Neves - Av. Gentil Bitencourt, 650, Térreo Tel (91)3202-4321 cinelibero@gmail.com.


Nenhum comentário: