14.8.12

Age de Carvalho lê poemas no Teatro Gasômetro

Nesta terça-feira, 14, o Teatro Estação Gasômetro abre as portas para os fãs de poesia contemporânea, trazendo de volta à cidade de Belém o autor Age de Carvalho. Nascido em 1958, em Belém do Pará, o escritor também é arquiteto, e é formado pela Universidade Federal do Pará, há mais de 30 anos. 

Não demorou muito, Age enveredou para o caminho da literatura, tendo lançado seu primeiro livro, Arquitetura dos Ossos, em 1980 e, depois de se formar, se tornando editor do Grápho, uma página de poesias veiculada pelos jornais O Liberal e A Província do Pará.

Depois dos 28 anos, passou a morar na Europa, alternando entre a Alemanha e a Áustria. O gosto pela comunicação visual, nascida a partir de sua trajetória no mundo da arquitetura, se aliou a sua afinidade pelas letras quando ele se tornou designer gráfico e diretor de arte de diversas revistas austríacas e alemãs. 

Muito elogiado, Age de Carvalho já foi mencionado como “um nome a ponto de se tornar um dos mais representativos e destacados da poesia contemporânea brasileira” pelo escritor Cláudio Willer, e como um escritor que “traz ares renovadores”, pelo jornalista e crítico literário Manuel da Costa Pinto. 

Com oito livros escritos, a leitura apresentada na Estação Gasômetro na próxima semana será de Seleta, que foi escrito em 2004, e como o próprio título já entrega, é uma seleção que reúne vários poemas de alguns dos seus outros livros, Arquitetura dos Ossos de 1980, Arena, Areia de 1986, Pedra-um de 1986 e Caveira 41 de 2003. 

Serviço
Leitura dos poemas do livro Seleta, pelo escritor Age de Carvalho. Dia 14 de agosto (terça-feira), às 18 horas. Teatro Estação Gasômetro, no Parque da Residência. Entrada franca.

Nenhum comentário: