30.8.12

Seminário discute novo rumo da cultura em Belém

O objetivo é apresentar e levantar os pontos positivos da implantação da nova Lei “Valmir Bispo dos Santos”, que instrumentaliza o Sistema Municipal de Cultura para, entre outros benefícios, elevar os atuais recursos destinados para área cultural na capital, através de um Fundo Municipal de Cultura. 

Pela nova lei o orçamento para a área cultural aumentaria em quase 5 (cinco) vezes o valor destinado atualmente, o que equivale a aproximadamente R$ 45.000.000,00 (quarenta e cinco milhões de reais) por mês.

É o sonho de todo artista, gestor ou produtor que labuta na área. Ter mais recursos circulando e estimulando a produção artística, cultural e patrimonial da cidade, significa fortalecer este segmento, criando de fato uma economia da cultura capaz de gerar empregos, beneficiar o turismo, e afirmar nossa identidade, além de contemplar o público, com ações e iniciativas pontuais. Pouco se faz com os R$ 10.000.000,00 (dez milhões de reais), atualmente consumidos com pagamento de pessoal e despesas de custeio da Fundação Municipal de Cultura de Belém (FUMBEL). 

Além de conhecer mais profundamente tudo o que a Lei Valmir propõe, só este aumento de recursos já é sem dúvida motivo de sobra para não se faltar ao encontro, que conta com palestra do Diretor de Programas Integrados da Secretaria de Articulação Institucional (SAI) do Ministério da Cultura (MinC), Bernardo da Matta Machado, que vai falar sobre a importância do Sistema Municipal de Cultura para o fortalecimento da cultura de Belém.

Pássaro Colibir de Outeiro, que abre o evento
Em seguida, haverá uma mesa-redonda, com representantes da FUMBEL, Câmara Municipal, MinC Norte e Fórum de Cultura de Belém, abordando os desafios e oportunidades que a implementação da nova Lei oferece no campo da cultura. E, finalmente, a partir das 18 horas, se dará um debate com os candidatos a Prefeito de Belém sobre as respectivas propostas de Política Cultural para a cidade de Belém. 

Valmir – O nome da Lei homenageia Valmir Carlos Bispo Santos (1962-2012), historiador e gestor público que se notabilizou pela sua trajetória política, sobretudo no meio estudantil, onde foi o único presidente da UNE (União Nacional de Estudantes) originário da Amazônia na gestão de 1988/89.

Seguiu uma carreira profissional como gestor público em diversos órgãos culturais e ambientais, sendo que em boa parte deles ocupou funções de direção. Entre as funções que assumiu, pode-se destacar a Superintendência da Fundação Curro Velho e a Direção do Bosque “Rodrigues Alves”, entre outras.

Serviço
O seminário “A implantação da lei Valmir Bispo dos Santos e as perspectivas para a Cultura em Belém” acontece no plenário da Câmara Municipal de Belém - Trav. Curuzu, 1775 (entre 25 de Setembro e Almirante Baroso). Abertura com apresentação do Pássaro Colibir, de Outeiro, a partir das 15h. A programação vai até 20h30, nesta quinta-feira, 30 de agosto.

Nenhum comentário: