14.8.12

Últimos dias para se inscrever no edital do Cuíra

É o Pauta Mínima, que garante dias de ensaio, apoio técnico, ajuda de custo, além de outros benefícios a grupos que tenham espetáculos prontos mas estejam com dificuldades de apresentação. Com isso, o grupo, na ativa há mais de 20 anos, pretende contribuir para que a cidade tenha mais montagens em cena até o final deste ano. Aberto há dois meses, porém, suas inscrições já terminam nesta quinta-feira, 16. 

Os interessados devem correr. É sem dúvida uma bela oportunidade. Afinal, com os Teatros Waldemar Henrique e Margarida Schivasappa fechados para reformas, conseguir uma pauta de apresentação teatral está cada vez mais difícil em Belém. Há o Teatro Universitário Cláudio Barradas e o da Teatro da Paz, mas infelizmente, os custos necessários de locação são geralmente acima do poder aquisitivo da maioria das companhias. Além do mais, a concorrênia  também é grande pra se conseguir um final de semana de temporada.

O próprio Teatro Cuíra, à exemplo, exemplo, já abre a pauta para a cidade há alguns anos, mas cobra essa pauta porque tem despesas que o próprio 'espaço físico' tem que bancar, como luz, água, limpeza, bilheteria, segurança. Por isso, criou o edital Pauta Mínima, em projeto contemplado pela Fundação Nacional de Artes (FUNARTE), Ministério da Cultura (MinC) e Governo Federal, com o objetivo democratizar mais o acesso ao sua sede. 

Os sete grupos que forem selecionados pelo edital, não terão que pagar o espaço e ainda ganham a produção do temporada, de quinta a domingo, mais folder, banner, assessoria de imprensa, 50% da bilheteria e uma ajuda de custo de R$ 800,00, assim ele funciona. 

 A pauta é direcionada a grupos que já estejam com trabalhos prontos, mas que ainda assim precisam de espaço adequado tecnicamente, para ensaios, aquela verba de custos e de bilheteria para pagar seus cachês. E através deste projeto, o Cuíra acaba contribuindo para que novas oportunidades sejam criadas aos artistas de Teatro do Pará. 

Mais informações e formulário de inscrição podem ser acessados no site http://www.cuira.com.br/projetos.htm. A inscrição, gratuita, deverá ser feita em formulários padrão oficial do Projeto que inclui ficha de inscrição com os dados do candidato e do espetáculo, disponível na sede do Teatro Cuíra e no site: www.cuira.com.br. 

Zê Charone
Grupo Cuíra - O Teatro Cuíra foi criado em 2006 e é ali que o grupo vem realizando suas principais montagens. É um espaço de resistência, com responsabilidades sociais que vão crescendo com o grupo. 

“Já ocupamos este espaço há 06 anos, com a resistência de acreditar nessa alternativa, nessa contramão dos acontecimentos, matando um edital hoje pra comer dois anos depois”, diz Zê Charone, que está na coordenação do edital. 

“Politicamente acho que todos estão no mesmo barco, cada grupo, cada um com a sua resistência particular. Acho também que essa resistência se deve à minha 'resistência pessoal' com a profissão, vivo na contramão da realidade do fazer teatral na cidade, e conto com a resistência e força do Edyr Augusto que toda hora diz e me faz acreditar que vai dar certo”, complementa. 

Atualmente, além do edital, o Grupo Cuíra vem formatando várias ideias. “Espero ansiosa abrirem os editais. Assim que fechar a prestação de contas do Cuíra por Memórias, já escrevo um projeto na Roaunet. Quem sabe a Petrobras não ama a gente e continua na manutenção?”.

Situado no bairro da Campina, atualmente área de patrimônio histórico e cultural, tombada pelo IPHAN, o Teatro Cuíra abre temporadas de até um mês, sempre de sexta a domingo e geralmente lota, no entando o preconceito ainda é um entrave ao acesso mais amplo do público. 

“Ao longo desses seis anos conseguimos ir quebrando um pouco o preconceito com a Riachuelo. O teatro é nossa arma e a pessoa uma hora perde o medo e vem, porque está com vontade de ver determinado espetáculo e depois vem falar com a gente, mas também tem muita gente que ainda não veio, que é fã dos trabalhos do Cuíra, mas não consegue”, lamenta a atriz.

Além de Zê Charone e Edyr Augusto Proença, integram o Grupo Cuíra, as professoras, atrizes e diretoras Olinda Charone e Wlad Lima, como conselheiras e “consultoras técnicas e emocionais”, segundo Zê. 

“Olinda também é atriz do Cuíra, sempre participa dos espetáculos. 

Edyr é dramaturgo, me assesora na elaboração dos projetos e agora virou diretor e anda dirigindo algumas montagens do grupo. Sou a pordutora executiva, trato da elaboração dos projetos, leis, e outras pessoas importantes. Tenho orgulho de ter a Suely Brito, que sempre esteve com a gente nas montagens e de dois anos pra cá, assumiu a parte técnica do teatro e vem batendo um bolão”, finaliza. 

Serviço 
Edital Projeto Pauta Mínima. Inscrições até dia 16 de agosto. Realização: Grupo Cuíra do Pará, Fundação Nacional de Artes (FUNARTE), Ministério da Cultura (MinC) e Governo Federal. Acesse o site www.cuira.com.br na aba projeto e confira o Edital 2012.1. Mais informações: 91 9987-7819/8333-4733/8848.4005. Assessoria de imprensa - 91 8134.7719.

Nenhum comentário: