12.8.12

Peça Anatomia Frozen discute temas polêmicos

Criminalidade, violência doméstica, violência contra a criança e psicopatia. Utilizando o teatro para uma conscientização da gravidade do tema pedofilia, a Cia Razões Inversas traz a Belém o espetáculo "Anatomia Frozen", Prêmio Myriam Muniz de 2010. Apresentações no dia 15  (18h e 20h30) e debate no dia 16 (19h), no Sesc Boulevard. Entrada franca.

O espetáculo conta a história de uma psiquiatra americana que escreve uma tese sobre assassinatos em série, um pedófilo e assassino em série condenado à prisão perpétua na Inglaterra e a mãe de uma de suas vítimas, a garotinha Nina, que desapareceu aos dez anos de idade. 

Esses três personagens que se encontram congelados em seus estados emocionais são dissecados pela encenação em um ambiente asséptico, cirúrgico, no qual podemos observar a anatomia da violência e da psicopatia social. Além das apresentações do espetáculo em cada capital, vem sendo realizado um debate.

Em Belém, ele acontece no dia seguinte ao das apresentações, em 16 de agosto, também no Sesc Boulevard, a partir das 19h. Aqui teremos, além da participação dos atores do espetáculo, os convidados Osmar Pancera, pesquisador e fundador da Rádio Margarida, e Anne Dias, Profª Ms. e terapeuta ocupacional do Centro de Referência Especializada da Assistência Social - CREA, local que atende casos extremos de violência sexual contra crianças e adolescentes. 

O projeto já percorreu todas as capitais do nordeste, reforçando o debate e promovendo o diálogo artístico acerca do tema da pedofilia e violência contra a criança.

O sucesso dessa experiência levou a Cia Razões Inversas a ampliar o projeto, por meio do Prêmio PROCULTURA, às capitais das Regiões Norte e Centro Oeste, incluindo o Distrito Federal do Brasil.

A ideia do espetáculo e de todo projeto surgiu ainda em 2009, quando a atriz e produtora Rachel Ripani apresentou à Companhia Razões Inversas o texto Frozen, de Bryony Lavery, com sua tradução. O interesse pela forte temática do texto levou a Companhia a reunir a mesma equipe do premiado “Agreste”, o diretor Márcio Aurélio, também fundador da companhia, e os atores Joca Andreazza e Paulo Marcello, para a criação do espetáculo “Anatomia Frozen”, em coprodução com a Rachel Ripani Produções. 

Criada em 1990, pela primeira turma de formandos do curso de artes cênicas da UNICAMP, a Companhia Razões Inversas obteve o reconhecimento da qualidade de seu trabalho pela crítica, recebendo prêmios e aplausos do público que acompanha suas criações. Estão em sua trajetória as peças premiadas Agreste, Senhorita Else, A Bilha Quebrada e A Arte da Comédia, entre tantos espetáculos apresentados no Brasil e no exterior.

Em 2012, a Companhia Razões Inversas está completando vinte e dois anos de existência mantendo como principal característica uma metodologia de trabalho voltada para o constante processo de formação técnica e intelectual dos intérpretes e demais artistas, criando um ambiente de pesquisa e posicionamento ativo do ator, investigador das possibilidades de eficiência e qualidade da expressão cênica.

Serviço
Cia Razões Inversas: peça “Anatomia Frozen” - 15/08, ás 18h e 20h30, e debate, 16/08, às 19h. No Sesc Boulevard. Entrada franca. – Av. Boulevard Castilhos França, em frente à Estação das Docas. Informações: 91 81347719. 

Ficha Técnica

Texto: Bryony Lavery Encenação: Marcio Aurelio
Elenco: Joca Andreazza e Paulo Marcello
Tradução: Rachel Ripani
Adaptação: Cia. Razões Inversas
Assistente de direção: Lígia Pereira
Iluminação, Cenário e Trilha Sonora: MarcioAurelio
Voz Dr. David: Odilon Wagner
Operação de luz e som: André Lemes/Silviane Ticher
Projeto Gráfico: Pedro Penafiel
Fotos: Tati Cardoso
Consultoria de Psiquiatria: Drª Paula Orsi
Produção Executiva: Renata Araújo
Direção de Produção: Paulo Marcello
Iniciativa: Rachel Ripani
Realização: Razões Inversas Marketing Cultural Ltda em associação a Rachel Ripani Produções
Produção Local: Produtores Criativos
Agradecimentos: Sesc Boulevard - Belém

Nenhum comentário: