2.5.11

Carlos Malta Quarteto chega a Belém trazendo oficina, palestra e show. Inscrições abertas!

Tudo Azul deu seu ponta pé inicial em São Paulo, no mês de fevereiro. A capital paraense será a primeira cidade fora do eixo sul-sudeste a recebê-lo. Depois, com patrocínio da Petrobras, haverá ainda uma turnê pelo Norte e Nordeste, com shows e oficinas em Rio Branco, Manaus, Fortaleza, Natal e Teresina.

“Já pensou se músicos como Bono Vox e seus companheiros de banda promovessem um workshop, no qual fosse possível ouvir da boca do vocalista coisas sobre as raízes de sua música e, de quebra, e tocar com a banda? O que é apenas sonho para o fã no mundo pop, é uma realidade para quem gosta de jazz, devidamente temperado por ritmos brasileiros. Para esse público, Carlos Malta é tão importante quanto o vocalista do U2”, definiu o jornalista Roger Marzochie (AE), em São Paulo na estreia do projeto.

Em Belém, sabemos, há tradição de música instrumental e ótimos profissionais do estilo, mas a oficina é aberta também para todo e qualquer músico, pesquisador ou pessoas em geral, apreciadoras de boa música. O projeto chega aqui este mês, propondo oficina, palestra e um grande show. A inscrição para a oficina é gratuita e já pode ser feita no Centro Cultural do Sesc, onde ela será realizada com vagas para até 80 pessoas (16h às 18h). Os ingressos para o show (dia 19, às 20h, no Ginásio do SESC) começam a ser vendidos no próximo dia 12, na loja Ná Figueredo.

Na oficina será proposto um trabalho interativo com o grupo, através de motivos rítmicos e melódicos simples e a utilização de instrumentos de percussão, sopros e cordas. Na palestra, será mostrado um histórico do desenvolvimento da música popular no século XX e explicado como surgiram os principais estilos que formam a base da nossa música, sempre com enfoque na música instrumental, mostrando o trabalho de seus principais expoentes.

Malta costuma dizer que quando aborda a música, gosta de falar na mesma língua do público. Para ele, a música é uma experiência que pode mudar a vida de uma pessoa. “Minha intenção é que o cara saía do workshop e vá direto para uma loja comprar um instrumento musical. Se isso acontecer, pra mim, será o sucesso absoluto".

Formação - Importante para formação de plateia e para a ampliação do espaço da música instrumental, além de Malta, estarão no palco, o contrabaixista Guy Sasso, o baterista Richard Montano e o pianista Daniel Grajew. Carlos Malta é multi-instrumentista, compositor, orquestrador, band-leader e educador musical. Possuidor de um estilo original e criativo, já lançou nove CDs. Depois de 12 anos participando do grupo de Hermeto Pascoal, partiu para carreira solo em 1993. Liderando diferentes grupos, apresentou-se na França, Suíça, Inglaterra, Estados Unidos, Alemanha, Holanda, Dinamarca, África do Sul, Marrocos, Japão, Venezuela, República Dominicana e Cuba, onde tocou com Michel Legrand e Chucho Valdéz. 

Carlos Malta Quarteto
Como instrumentista e arranjador, ele já participou de trabalhos envolvendo alguns dos mais respeitados nomes da música brasileira, como, Hermeto Pascoal, Edu Lobo, Caetano Veloso, Gilberto Gil, Johnny Alf, Ivan Lins, Gal Costa, Zizi Possi, Sérgio Mendes, Roberto Carlos, Leila Pinheiro, Guinga, Lenine e muitos outros.

Como educador, já deu aulas na Berklee School (EUA), Conservatório da França, Universidade da Flórida e na Royal Academy of Music da Dinamarca, onde ministrou um curso de 2 meses, encerrado com um concerto de gala à frente da big band da academia.  

Serviço
Tudo Azul – Inscrições abertas para oficina e palestra (gratuito), em horário comercial, no Centro Cultural do Sesc (na Rua Boulevard Castilhos França, em frente a Estação das Docas). Ingressos (a partir de 12 de maio) na loja Na Figueredo a R$ 10,00 (inteira) e R$ 5,00 (meia e comerciários com carteira do Sesc Pará). Informações: (91) 4005-9500 (Sesc Doca) e (91) 3224-8948 (Loja Ná Figueredo). O patrocínio de Tudo Azul é da Petrobras, via Lei Rouanet. Em Belém, o apoio é do Sesc Pará, dos restaurantes Spazzio Verdi e Cia Paulista de Pizza, das rádios Cultura FM e Unama FM, da Doceria Abelhuda e da Nossa Água. 

Um comentário:

Anônimo disse...

Luciana, o Sesc Boulevard agora tem um blog onde periodicamente vai disponibilizar a sua programação e falar sobre os artsitas e filmes de cada mês. É só acessar http://sescboulevard.blogspot.com/.
Abçs
Bruno Cantuária