10.5.11

Encontro Rumo à Cidadania Cultural

O encontro em Porto Alegre (abril)
Belém recebe o evento nesta quarta-feira, 11, com a presença da futura Secretária de Cidadania e Diversidade Cultura do Ministério da Cultura, Marta Porto. 

A reunião será no Cine Líbero Luxardo, e é aberta a participação dos diversos segmentos culturais da sociedade, como artistas, produtores, gestores, coletivos e grupos do setor cultural, veículos de comunicação, universidades, participantes dos Programas “Cultura Viva” e “Brasil Plural”, e demais interessados.

Desde que foi indicada para assumir a pasta da Secretaria no Ministério da Cultura, Marta Porto vem realizando o “Encontro Rumo à Cidadania Cultural” em várias cidades brasileiras, passando pelo Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Rio de Janeiro e São Paulo; e agora chega à Belém com o objetivo de levar aos gestores culturais as propostas de gestão da nova Secretaria, e refletir sobre os caminhos para as políticas públicas do setor.

Os encontros tem se proposto a ampliar o diálogo com fóruns e dirigentes de cultura de estados e municípios de todo o país, com objetivo de fortalecer as ações e programas já existentes, repactuar estratégias e iniciar futuras parcerias, preparando o caminho para a implementação do Sistema Nacional de Cultura (SNC). Segundo Marta Porto, que será nomeada Secretária de Cidadania e Diversidade Cultural, o diálogo com os colegiados setoriais é fundamental para a construção de programas e ações de forma coletiva.


Marta Porto
Sobre a nova Secretaria - A Secretaria da Cidadania e Diversidade Cultural ainda está em processo de criação e é resultado da fusão da Secretaria de Cidadania Cultural (SCC) e Secretaria da Diversidade Cultural (SID). 

Segundo a Ministra da Cultura, Ana de Hollanda, a junção das duas secretarias tem o propósito de reorganizar e potencializar as ações do Ministério para a área de cidadania e diversidade cultural.

“A nova Secretaria de Cidadania e Diversidade Cultural tem o objetivo de integrar ações, criar sinergias, articular redes, aumentar o nível de cooperação, ampliar a visibilidade e potencializar a diversidade e as singularidades – e, em especial, inovar o exercício de uma plena cidadania”, declarou a Ministra em nota oficial publicada no site do MinC.

Para Marta Porto, um dos grandes desafios desta nova secretaria é chegar num processo de formulação política que desenvolva uma interlocução das redes da diversidade cultural com as ações dos Programas Cultura Viva e Mais Cultura.

Cultura Viva e Mais Cultura - O programa Cultura Viva nasceu com o objetivo de estimular e fortalecer uma rede de criação e gestão cultural. Ele tem como base os pontos de cultura - espaços voltados para potencializar iniciativas de impacto sócio-cultural - existentes em comunidades de todo o Brasil. Trata-se de um programa pautado na integração e inclusão de todos os segmentos sociais, na valorização da diversidade e do diálogo com os múltiplos contextos da sociedade brasileira.

Já o Programa Mais Cultura se estrutura em três dimensões articuladas entre si: Cultura e Cidadania, Cultura e Cidades, e Cultura e Economia. Todas as ações do “Mais Cultura” buscam a ampla participação da sociedade civil e dos poderes públicos. Entre seus programas estão os Cine Mais Cultura, espalhados pela periferia das capais brasileiras e municípios do interior, e que tem levado projeções cinematográficas a todos os cantos do país.


Serviço
Encontro Rumo à Cidadania Cultural. Nesta quarta-feira, 11, a partir das 14h30, no Cine Líbero Luxardo - Centur. Realização: Ministério da Cultura - Representação Regional Norte. Apoio: Associação Brasileira de Documentaristas e Curtametragistas - Seção Pará / ABDeC-Pa;e Fundação Cultural Tancredo Neves / Centur. Mais informações: (91) 8116 8488 ( Dani Franco). Entrada franca.

Fonte: ABDeC-PA/MINC

Nenhum comentário: