10.5.11

PARACINE leva workshops cinematográficos ao IAP


"Linguagem cinematográfica clássica: as 4 fases da imagem narrativa”; “Roteiro de Ficção: linguagem e viabilidade fílmica”; “História do Cinema”; “Videoteatro”; e “Ficção documental ou documentário ficcional?”. Com estas temáticas, os workshops estão com as inscrições abertas, até dia 15 de maio, pelo e-mail paracineclubes@gmail.com ou pelo telefone 91 81454888.

A iniciativa é da Federação Paraense de Cineclubes (PARACINE) em parceria com o Instituto de Artes do Pará (IAP), grupo de pesquisa cultura e memórias amazônicas da Universidade do Estado do Pará – CUMA/UEPA - linha de pesquisa “Audiovisual: arte e expressão cinematográfica”; Conselho Nacional de Cineclubes (CNC).

A PARACINE busca recursos para a sua formalização enquanto instituição, e visa agregar valores com o resultado das oficinas, com inscrições simbólicas no valor de R$ 20,00 [vinte reais] para estudantes e R$ 30,00 [quarenta reais] para profissionais. Os interessados deverão fazer a sua pré-inscrição por email (paracineclubes@gmail.com) ou pelo telefone 8145 4888 (Darcel Andrade).

A meta é oportunizar professores, estudantes e comunidades a interagirem com os saberes audiovisuais nos diversos mini-cursos oferecidos, identificando e valorizando os saberes culturais pertinentes ao imaginário da cultura paraense e amazônica, seus sentidos e identidades.
Ministrados por professores e cineducadores da PARACINE, os workshops são dirigidos a professores, estudantes, profissionais do audiovisual e de áreas afins, e a comunidades em geral. 

Com uma carga horária global de 24 horas, os workshops, que fazem parte da programação de aniversário em homenagem a Giovanni Gallo [27.04.1927– 07.03.2003] e da campanha “Legalização da PARACINE”, trazem para a cena cultural paraense a inserção e iniciação de profissionais e estudantes na produção audiovisual, além de buscar o registro de memórias dos bens culturais materiais e não-materiais da Amazônia Legal.

Cada ministrante tem a sua metodologia, que serão apresentadas em cada projeto de curso, especificamente, com aulas expositivas e/ou práticas de campo. Os participantes receberão certificados emitidos pela Universidade do Estado do Pará – CUMA/UEPA e Federação Paraense de Cineclubes – PARACINE.

Programação

Dia 16, das 14h às 18h - Ateliê: Ficção documental ou documentário ficcional?: Prof. Cineducador / especialista em Semiótica Francisco Weyl;
Dia 17, das 8h às 12h e das 14h às 18h - Roteiro de Ficção: linguagem e viabilidade fílmica: Prof. Mestre Darcel Andrade;
Dia 18, das 8h às 12h e das 14 às 18h – História do Cinema:Prof. Cineducador Miguel Haoni;
Dia 19, das 8h às 12h e das 14h às 18h – Linguagem cinematográfica clássica: as 4 fases da imagem narrativa: Prof. Cineducador Matheus Moura;
Dia 20, das 8h às 12h e das 14h às 18h – Videoteatro: Prof. Cineducadora Isabela do Lago

Serviço
Workshops temáticos audiovisuais no IAP. De 16 a 20 de maio de 2011. Realização PARACINE. Inscrições até 15 de maio. Por email (paracineclubes@gmail.com) ou telefone (81454888 – Darcel Andrade).

Nenhum comentário: