27.5.11

Um novo incentivo à produção de curtas no Pará

Chama Verequete (Prêmio Estímulo, 1999)
Neste sábado, 28, o Grupo Ideal, ABDeC-PA, ACCPA e Caiana Filmes, parceiros na iniciativa, estarão reunidos na construção do “Edital Ideal de Curtas-metragens do Pará”. A reunião, que será às 16h, é aberta a todos os interessados em participar do debate, ampliando assim a forma democrática de elaboração de um edital de filmes.

E assim, o Pará que já teve edital de incentivo ao curta metragem editado pela prefeitura (Prêmio Estímulo de Produção ao Curta Metragem - 1998/2000) e depois pelo governo do estado (Prêmio Secult/MIS de incentivo a curtas - 2008), agora ganha mais uma iniciativa e que desta vez seja por muitas e muitas edições.

Através de uma iniciativa privada e independente, do Grupo Educacional Ideal, em parceria com a Associação Brasileira de Documentaristas e Curta-metragistas do Pará (ABDeC-Pa), Associação de Críticos de Cinema do Pará (ACCPA) e Produtora Caiana Filmes, o novo edital de curtas-metragens vai oferecer R$ 40 mil para a realização do filme.

A iniciativa do Ideal vem somar às articulações de movimentação da produção audiovisual no Estado, num momento em que não há nenhum edital público dos governos locais, específicos para o cinema ou audiovisual, em andamento.

O novo edital será aberto a todos os realizadores, profissionais ou estreantes, e será divulgado logo após sua aprovação, junto aos produtores que se fizerem presentes na reunião aberta do dia 28.

A parceria do Grupo Ideal com a Caiana Filmes, ACCPA e ABDeC-Pa mostra o quanto se fazem necessárias iniciativas como esta não apenas da esfera governamental, sendo também uma forma de sensibilizar a iniciativa privada a entender a economia da cultura, colocando o cinema como janela principal deste meio.

Serviço
Elaboração do Edital Ideal de Curtas-metragens do Pará. Neste sábado, 28 de maio, 16h. No prédio da Caiana Filmes – Rua Diogo Móia, 986, entre Alcindo Cacela e 14 de março – Umarizal. Aberto ao público. Informações: (91) 3343 4252 / 8116 8488.

(Com informações da Caiana Filmes www.caianafilmes.com e da ABDeC-PA www.abdecpara.blogspot.com)

Nenhum comentário: