17.5.11

Livro reúne pensamentos escritos por Gandhi na década de 40

Na próxima quinta-feira, 19, a editora Paka-Tatu lança a tradução em português do livro “A Thought for the Day”, com o título “Gandhi, eterna semente”. O evento, aberto ao público em geral, tem apoio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult) e será realizado no Teatro Gasômetro em Belém, às 18h30. 

Estado campeão de trabalho escravo, no topo dos índices de violência no campo e com uma das dez capitais mais violentas do Brasil, o Pará nunca precisou tanto dos ensinamentos do líder pacifista Mahatma Gandhi.

O jurista Zeno Veloso, o historiador José Alves Júnior e o padre Bruno Sechi, do Movimento República de Emaús, participam de uma mesa-redonda sobre Gandhi durante o lançamento. Zeno Veloso abordará o lado político de Gandhi. José Alves discutirá a figura histórica do indiano que lutou pela independência da Índia sem usar a violência. Padre Bruno contribuirá com o debate com reflexões sobre a vida religiosa de Mahatma.

É a primeira vez que uma editora da Amazônia, e genuinamente paraense, traduz para a língua portuguesa a obra. O livro faz parte de um projeto idealizado pelo empresário e engenheiro civil Valdemiro Gomes. A proposta é promover a adesão de novos sócios, solidários ao Movimento República de Emaús. Quem preencher uma ficha de inscrição no dia do lançamento para tornar-se sócio do Emaús, e doar 50 reais no ato da inscrição, receberá um exemplar do título em troca.

O fundador da entidade, padre Bruno Sechi, admira desde criança a vida de Gandhi e ficou honrado com o destino do projeto. “É gratificante perceber na prática o carinho que é demonstrado ao Movimento de Emaús. Recebi com sentimento de gratidão”, afirma o italiano naturalizado brasileiro e que há quarenta anos luta pelos direitos das crianças e adolescentes.

Até o início de julho, a campanha de adesão ao Movimento Emaús estará na academia Companhia Athletica e algumas praças de Belém, aos domingos, para conquistar novos sócios e explicar as ações do Movimento. Para virar sócio do Emaús, basta contribuir mensalmente com uma quantia mínina de 10 reais.

Livro - “Gandhi, eterna semente” reúne pensamentos escritos por Gandhi entre 1944 e 1946 no dialeto devanagari. O nome original da obra é ‘A Thought for the day’ e traz ideais que pregam a não violência e o uso irrestrito da Verdade, por exemplo. Em 1968, o governo indiano publicou a primeira edição do livro, traduzido para o híndi e para o inglês.

Valdemiro Gomes ganhou a versão original de um empresário indiano, há mais de 20 anos. Um ex-colaborador de trabalho - o alemão/polonês, ex-padre, filósofo e professor de línguas -, Emanuel Lamprect, fez a tradução da obra, que foi guardada com a promessa de ser publicada e divulgada por Valdemiro. Em 2009, a ideia começou a ganhar forma com a parceria da Paka-Tatu. A Embaixada da Índia foi procurada para autorizar a publicação do trabalho. Sem uma resposta afirmativa, o projeto foi feito a revelia.

“Enquanto os trabalhos estavam sendo realizados, o livro original caiu em domínio público. Quando pensei e pedi a tradução ao meu amigo, decidi que, o dia em que o livro fosse feito, eu o daria ao Movimento Emaús, para promover a adesão de novos sócios, cujo fundador é um Mahatma vivo, o padre Bruno”, afirma o engenheiro civil.

A edição publicada pela Paka-Tatu tem páginas em papel reciclado, capa dura revestida de um tecido feito especialmente para lembrar a vestimenta de Gandhi. Em um determinado momento da história da Índia, Gandhi incitou o povo a fabricar suas roupas em casa e parar de comprá-las da Inglaterra. Para dar o exemplo, ele mesmo produzia o fio para o tecido de sua vestimenta, como símbolo de desobediência cível às leis inglesas.

”Gandhi, eterna semente” contém quase 700 lições que amplificam o lado religioso, histórico e político do homem que se tornou líder do movimento de resistência ao domínio britânico sobre a Índia, sem o uso da violência. Protestando sempre, mas revidando nunca.

“Sempre fui admirador de Gandhi, pela força transformadora da não violência. [Ele era] profundamente espiritualista e profundo respeitador e valorizador de todas as religiões. Só encontraremos o caminho da construção de um mundo de dignidade para todos pelo caminho da não violência, do respeito e da justiça”, avalia padre Bruno.

Emaús - O Movimento República de Emaús é uma associação civil, sem fins lucrativos e de utilidade pública. Ela foi fundada em 10 de setembro de 1971, em Belém do Pará. Tem como missão institucional lutar pela defesa e garantia dos direitos de crianças e adolescentes em situação de risco e exclusão social na região amazônica.

O Movimento atende diretamente cerca de duas mil crianças, adolescentes e suas famílias, através do Centro de Defesa-Emaús, República do Pequeno Vendedor e Cidade de Emaús, localizadas nos bairros do Bengui, Jurunas e Umarizal. Recebe apoio da sociedade civil para o desenvolvimento de suas ações por meio da Campanha de Emaús e Programa Sócio solidário ( Prossol ).

O nome do Movimento de Emaús refere-se à passagem bíblica (Lucas, 24, 13-33) do caminho de Emaús, uma exaltação à solidariedade que transforma, pelo ato de repartir o pão: pão da dignidade, da justiça, da fraternidade. Parte do trabalho da instituição é feito através de doações e do voluntariado.

Serviço
Lançamento da edição em português do livro “Gandhi, eterna semente”, a partir das 18h30, no Teatro Gasômetro (Parque da Residência). Av. Governador Magalhães Barata, número 830. Entrada Franca

(Texto: Yorranna Oliveira – Assessoria de Imprensa Editora Paka-Tatu).

Nenhum comentário: