23.5.11

Espetáculo homenageia os 35 anos do show dos "Os Doces Bárbaros”

O musical faz parte da programação de circulação da IV Mostra SESC Amazônia das Artes, que traz nesta segunda-feira, 23, para Belém o grupo 4 Cantus, de Cuiabá, Mato Grosso. Além da capital paraense, a cidade de Santarém também vai receber a programação.

Assim como os grupos do Pará, o In Bust Teatro com Bonecos e a Cia. Experimental de Dança Waldete Brito estão circulando pelas capitais dos 09 estados que integram a Amazônia Legal, também estão chegando aqui trabalhos de outras companhias, como o do 4 Cantus.

Também na programação, nesta terça-feira, 24, a área livre do SESC Doca recebe o espetáculo “Comédia del’Acre”, da Companhia Visse e Versa de Ação Cênica do Acre - a partir das 18h. Em Santarém, na quarta-feria, 25, a população do município receberá o espetáculo musical “Euterpe – Batida Brasileira”, de Rondônia a partir das 20h. O objetivo da mostra é divulgar e estimular a produção do segmento artístico-cultural. Nascido em Cuiabá (MT), o grupo, hoje, está radicado no Rio de Janeiro, e é formado por um quarteto vocal misto.

Bárbaros - Em 1976, em plena ditadura militar presidida pelo general Ernesto Geisel, os cantores e conterrâneos Caetano Veloso, Gilberto Gil, Maria Bethânia e Gal Costa decidiram comemorar uma década de carreira na forma de um super grupo, que se chamou Os Doces Bárbaros.

Vestidos no melhor estilo hippie, no qual os figurinos expressavam as cores dos orixás de cada um, eles se autotitularam "Os Doces Bárbaros", gravaram um álbum duplo homônimo e caíram na estrada.  A peça desta segunda traz toda esta história, que se tornou um marco na carreira destes artistas e referência na Música Popular Brasileira. A apresentação mostra o repertório com uma roupagem atualizada e novos arranjos, figurinos e linguagem cênica que traz de volta o universo tropicalista e irreverente que reflete o pensamento, atitudes e comportamento de uma geração.

Circulando - O espetáculo "Comédia del’Acre" narra a história do teatro mundial através de fragmentos de textos de renomados autores que marcaram esta trajetória, como Sófocles, Aristófanes, Shakespeare, Nelson Rodrigues e João Cabral de Melo Neto. Nesta releitura a estética é voltada para a cultura popular, levantando questões acerca de valores éticos e morais, de forma leve e atrativa, regada a muita música e dança.

Euterpe - O espetáculo musical “Euterpe - Batida Brasileira”, do estado de Rondônia será apresentado na Orla Fluvial do município. O espetáculo traz a MPB produzida atualmente no extremo norte do Brasil.

Em seu repertório, composições próprias e compositores da região. Os temas são dinâmicos e multiculturais, privilegiando ritmos como, o xote bragantino, o carimbó, a guitarrada, o samba de cacete, os batuques afro-amazônicos, as influências indígenas e ritmos Caribenhos como a salsa e a cúmbia.

Além de cantar, Euterpe toca violão e é acompanhada pela banda formada pelos músicos Franklin Lima na bateria, Hendds Williams na guitarra e Léo Rodrigues no contrabaixo. A direção artística do espetáculo é de responsabilidade do poeta, cantor e compositor roraimense Eliakin Rufino.

Serviço
Mostra SESC Amazônia das Artes apresenta o musical “Os Doces Bárbaros”, com o grupo 4 Cantus. Hoje, 23 de maio, às 19h, no Centro Cultural SESC Boulevard, na Boulevard Castilho França, n°522/523.Na terça-feira, 24,  tem “Comédia del’Acre”, a partir das 18h, na Área Livre do SESC Doca (Rua Manoel Barata, Nº 1873). Na quarta-feira, 25, a partir das 20h, apresentação da Euterpe com o show "Euterpe - Batida Brasileira”, na orla fluvial de Santarém. Informações: (91) 4005-9584/9587. Entrada franca.

Nenhum comentário: