16.5.11

Começa o II Seminário de Dramaturgia Amazônida

Elenco de "O pequeno grande aviador e o planeta do invisível"
No Teatro Cláudio Barradas e em vários espaços da Escola de Teatro e Dança da UFPA (ETDUFPA), a programação reúne artistas e realizadores culturais da região em debates sobre dramaturgia, território, e história do teatro feito na Amazônia.

Culminando com apresentação de espetáculos e a interação direta com o público, de 16 a 18 de maio, a programação ainda conta com a presença de palestrantes do Amazonas e de São Paulo.
O evento é cooordenado pela professora Bene Martins, que vem pesquisando em seu trabalho “Memórias da Dramaturgia Amazônida: Construção de acervo damatúrgico”, a vasta produção de material dramatúrgico da Amazônia, ainda pouco estudado.

O objetivo do seminário é também discutir a dramaturgia da atualidade , como um importante campo de pesquisa nas Artes Cênicas.“O evento pretende promover encontro de dramaturgos amazônidas, de divulgar suas produções e também de oportunizar aos estudantes e profissionais das artes cênicas momentos de trocas de experiências sobre o escrever ou adaptar textos literários para a cena.”, informa a professora.

A abertura acontecerá às 18h30, seguida das palestras “Poética de Ramon Stergman, que será proferida pelo dramaturgo, jornalista e músico, Walter Freitas, e “O regional e o universal na obra de Ramon Stergmann”, por Dinelson Serrão da Silva. Finalizando a segunda-feira, serão realizdaas leituras de textos deste autor, conduzida pelo Grupo Maromba.

No segundo dia, Jorge Bandeira fará um “Panorama da dramaturgia manauara”. O encontro também recebe o ator, diretor e dramaturgo Paulo Faria(Cia Pessoal do Faroeste), que falará sobre “A história contemporânea paraense no texto teatral - o povo está no teatro que a gente cria?”.

Outra palestra importante, no último dia, será “O teatro urbano das mulheres de Lazone”, por Sérgio Cardozo, e “O Teatro e os dois territórios culturais da Amazônia”, pelo escritor Márcio Souza.

Dentro da programação cultural, serão apresentados os espetáculos “Em algum lugar de mim” (Sala de corpo), “O pequeno grande aviador e o planeta do invisível” e “Máquina” (Sala 05).

Nesta edição, o evento tem apoio da Pró-reitoria de Extensão da UFPA (PROEX), Teatro Universitário Cláudio Barradas, Escola de Teatro e Dança, Programa de Apoio a Eventos no País (PAEP-CAPES), Instituto de Ciências da Arte (ICA) e Fox Vídeo e da equipe organizadora: Profa. Dra. Bene Martins (Coordenadora do Seminário), Profa Dra. Wlad Lima, Profa. Dra. Olinda Charone, Profa. Josefa Magalhães, Prof. Paulo Santana, Profa. Marluce de Oliveira, Prof. Paulo Santana, Prof. Alberto Silva, Prof. Cláudio Dídima, Tamilis de Abreu Lima (bolsista-PIBIC) e Terezinha Cantanhede Moreira (bolsista-voluntária). Designer gráfico: Davi Almeida.

PROGRAMAÇÃO

Segunda, 16 de maio

18h30 – Abertura do Segundo Seminário de Dramaturgia Amazônida - Profa Bene Martins
19h00 – Palestra “Poética de Ramon Stergmann” - Walter Freitas
19:50 – Momento de interação entre o palestrante e os participantes
20:20 – Palestra “O regional e o universal na obra de Ramon Stergmann” - Dinelson Serrão da Silva
20:50 – Momento de interação entre o palestrante e os participantes
21:00 – Intervalo
21:15 – Leitura de fragmentos de peças de Ramon Stergmann - Grupo Maromba

Terça, 17 de maio

19h00 – Palestra “Panorama da dramaturgia manauara”, por Jorge Bandeira
19:50 – Momento de interação entre o palestrante e os participantes
20:20 – Palestra “A história contemporânea paraense no texto teatral - o povo está no teatro que a gente cria?”, por Paulo Faria (Cia Pessoal do Faroeste)
21:10 – Momento de interação entre o palestrante e os participantes

Dia 18 de maio

19h00 – Palestra “O teatro urbano das mulheres de Lazone” - Sérgio Cardozo
19:50 – Momento de interação entre a palestrante e os participantes
20:20 – Palestra “O Teatro e os dois territórios culturais da Amazônia” - Márcio Souza
21h10 – Momento de interação entre o palestrante e os participantes

21h20 – Programação cultural

Peças 
Em algum lugar de mim (Sala de corpo)
Dramaturgia e Direção: Mailson Soares

O pequeno grande aviador e o planeta do invisível-GTU (Sala 04)
Dramaturgia: Ives Oliveira
Direção: Ana Carolina Nunes

Máquina (Sala 05)
Dramaturgia: Ives Oliveira e Breno Monteiro
Direção: Ives Oliveira

Onde: ETDUFPA - Trav. D. Romualdo de Seixas, 820 (Esquina com Jerônimo Pimentel). 

Nenhum comentário: