10.5.11

"Mutações do fotográfico" por Mariano Klautau Filho no IAP

Fotgrafia de Leonardo Sette
Em um exercício de reflexão sobre o trabalho de alguns artistas participantes das duas edições do Prêmio Diário Contemporâneo de Fotografia, o fotógrafo, professor e curador Mariano Klautau Filho ministra nesta terça-feira (10), a palestra “Mutações do Fotográfico”, no Instituto de Artes do Pará (IAP), com entrada franca.

A atividade propõe a compreensão da atitude poética dos artistas analisados, a partir de ideias norteadoras como fragmentação, deslocamento, ação e narrativa. Tomando como base estes conceitos, Klautau irá analisar trabalhos de Mateus Sá, Paulo Wagner, Yukie Hori, Gina Dinucci e Rodrigo Torres, participantes da primeira edição do prêmio, que se dedicou ao tema “Brasil, Brasis”; e dos selecionados na segunda edição do projeto, voltada ao tema “Crônicas Urbanas”: Leonardo Sette, Roberta Carvalho, Ricardo Macedo e Keyla Sobral.

A ideia, elucida Mariano, é abordar as possibilidades de diálogo entre a fotografia e as mais diversas linguagens artísticas, como o objeto, a instalação, o cinema, o vídeo, a pintura, a performance ou o desenho, o que traduz “a presença inquieta da fotografia no mundo”.

“A fotografia como pensamento está em constante mudança na história da arte, na filosofia, na comunicação, na cultura. E o nosso papel é manter este movimento, esta dinâmica da reflexão sobre essa presença. São mutações de diversas naturezas”, observa.

Sob este aspecto, Mariano, que assina a curadoria geral do Prêmio Diário Contemporâneo de Fotografia, irá abordar as relações distintas com a fotografia propostas por cada um dos artistas escolhidos. Como por exemplo a atmosfera de cinema que marca o trabalho “Luzes Inimigas”, do pernambucano Leonardo Sette, premiado na categoria Diário Contemporâneo.

“‘Luzes Inimigas’ é quase um roteiro de cinema, fragmentado e visual e com apuro técnico impecável”, pontua Mariano. “Conversam na mesma medida o rigor da fotografia urbana em preto e branco e a fluidez do vídeo, a serviço de uma narrativa extremamente pessoal”.

Também ganha destaque o flerte entre desenho e fotografia presente na obra “Desenho Fotográfico”, de Keyla Sobral, em que ela conjuga texto e traços sutis em nanquim para construir uma narrativa sobre perda, memória e efemeridade – repleta de referências a arte fotográfica.

Serviço
Hoje, às 19h, palestra “Mutações do Fotográfico”, com o fotógrafo, professor e curador Mariano Klautau Filho, no IAP – Instituto de Artes do Pará (pça. Justo Chermont, 236, ao lado da Basílica). Entrada franca. Informações: 3224-0871.


Nenhum comentário: