3.5.11

Miriti é tema de curtas com lançamento em DVD

Previsão de lançametno neste semestre
Em produção desde o ano passado, quando recebeu premiação no edital de patrocínios do Banco da Amazônia, o projeto “Miritis”, de Andrei Miralha, será lançado no dia 05 de junho, às 10h30, no Cine Olympia. O DVD já está pronto com duas animações e mais um documentário, todos dando enfoque ao brinquedo de miriti. Abaixo um pouco mais sobre o projeto e não perca o dia do lançamento.

Estão no pacote, a mais nova animação de Andrei, “Nossa Senhora dos Miritis”, produzida a partir do prêmio do edital de Curta-Metragem - Gênero Animação do Ministério da Cultura, concluída agora em 2011. “É inédita e conta a história de uma artesã de brinquedos, que faz uma promessa de fazer sozinha uma procissão do Círio com bonecos feitos de miriti”, explica Miralha.

A segunda já é bem conhecida pelo público paraense, chama-se “Admirimiriti” e foi produzida em 2005, pela Bolsa de Pesquisa do IAP - Instituto de Artes do Pará. Exibido constantemente em Belém e outros municípios paraenses o filme é figurinha fácil, principalmente, nas programações culturais do mês de outubro, no Círio de Nazaré.

Mas não pense que vai ver o mesmo filme. Para o DVD “Miritis” o curta, produzido em 3D, ganhou um nova edição, mas continuará mostrando a jornada de um boneco dançarino feito miriti, que é abandonado pela sua parceira por ser muito brincalhão. Perdido, ele parte em busca de um outro lugar e um novo sentido para sua existência, até obter o perdão da amada.

Admirimiriti (Canaã dos Carajás/2009/ foto:Taiana Laiun)
Já o documentário chama-se “Miriti-Miri”, tem 15 minutos de duração e aborda, de forma leve e dinâmica, todo o encanto e beleza do boneco de miriti, considerado um importante ícone da cultura paraense. 

“O projeto do DVD vem sendo feito desde o início de 2010, depois que conseguimos a premiação através do edital de patrocínios do Banco da Amazônia (Lei Rouanet) e no momento estamos aguardando a copiagem dos DVDs, que deve ficar pronta até o final de maio”, diz Miralha.

O animador - Andrei Miralha é arquiteto, trabalha com multimídia, faz quadrinhos e animação para cinema. Tem sido um dos profissionais mais atuantes e requisitados na área da animação no Pará, trazendo na bagagem a animação dos curtas "A Onda – A Festa da Pororoca" (Bolsa IAP - 2003),  de Cássio Tavernard.

Em "Muragens - Crônicas de um muro" (2008), Andrei compõe a equipe de animação e dirige o curta, que foi resultado de bolsas concedidas pelo IAP, na área das artes visuais. O filme faz uma interferência ficcional num recorte urbano real, no entorno do muro dos fundos do cemitério da Soledade em Belém do Pará.

Muragens, selecionado pelo Animamundi
“Muragens” foi o primeiro filme paraense a entrar na Mostra Competitiva do Anima Mundi, sendo selecionado em 2009, pelo qual foi exibido em dois Festivais Internacionais, um no México e outro em Portugal. Veja aqui.

Atualmente, além de finalizar o DVD Miritis, Andrei Miralha está à frente das equipe de animação do curta “Quem Vai Levar Mariazinha para Passear”, projeto da atriz Ester Sá, premiado com o Edital Curta Criança do Minc. O curta, que mistura animação e ação direta começa a ser rodado neste mês de julho, em Belém.

Um comentário:

luana brito disse...

amei o filme e isso que a populaçao paraense precisar filme da terra falamdo da cultura do seu estado tbm para conhecer melhor sua cultura