13.12.10

Antologia de Contos Pan-Americanos traz texto do escritor Edyr Augusto

Já está nas livrarias "Antologia Pan-Americana - 48 contos contemporâneos do nosso continente", organizado por Stéphane Chao e lançado pela Editora Record

Foram necessários quatro anos de trabalho para que o agente literário francês radicado no Brasil, Stéphane Chao, lançasse, este mês, Antologia Pan-Americana, reunindo 48 autores de 30 países das Américas.

A obra traz textos de nomes célebres, como Mario Benedetti do Uruguai (ainda vivo quando Chao iniciou o projeto) e Richard Ford (o primeiro escritor norte-americano a receber em um mesmo ano o Pulitzer e o PEN/Faulkner, em 1995, por “Dia da Independência”), e ainda Margaret Atwood, do Canadá, além dos brasileiros, Raimundo Carrero, Ronaldo Correia de Brito, Alberto Mussa, Luiz Ruffato, Marçal Aquino e Edyr Augusto, representando a Região Norte do país. 

O convite ao autor paraense surgiu a partir da coletânea “Todas as Guerras” (Ed. Bertrand), que reuniu dez escritores brasileiros exercitando em seus textos a fantasia e o assombro, resultando em um conto, cada um, sobre uma das dez guerras escolhidas pelo organizador deste primeiro volume, Nelson de Oliveira.

Já em “Antonlogia de Contos Pan-Americanos”, o escritor, diretor e dramaturgo Edyr Augusto aparece com o conto “Sujou”, que faz parte de seu livro “Um Sol Para Cada Um” (Ed. Boitempo). O livro de Stephane Chao sintetiza a produção literária do continente, num mapa de talentos que dialogam com diversas tendências — a norte-americana, a centro-americana, a brasileira, a caribenha, a sul-americana — e as delimita lingüística, política e culturalmente. 

Romper as fronteiras e transgredir os rótulos — América Latina versus América do Norte — é o objetivo de Antologia pan-americana. Uma abertura inusitada para o que se escreve hoje no continente. Uma janela para o que há de melhor no gênero do conto.

Fonte: Holofote Virtual, com informações do Portal de Livros.com.br

Um comentário:

Edyr Augusto Proença disse...

Obrigadooooooo!!!!!