11.12.10

Cineclube Império abre as portas neste domingo exbindo uma raridade

"Saravah", uma verdadeira pérola, será o segundo filme a ser exibido nesta manhã de domingo, na sede da Escola de Samba  Imperio Pedreirense. Dirigido pelo francês Pierre Barouh, o filme foi rodado no final dos anos 60, registrando, em película, aquele momento fértil da música brasileira, com Baden, Pixinguinha, João da Biana, Bethânia e Paulinho da Viola, entre outros.

O primeiro filme da sessão de abertura  será  “Carnaval 2009 - Embaixada de Samba do Império Pedreirense" , de Pedro Olaia. A idéia do novo cineclube foi pensada num encontro entre os agitadores culturais Help Luna e Arthur Leandro, e tem como mote exibir filmes que tratem do carnaval e do samba. 

Logo depis, entra na tela, "Saravah", obra que surge quando desembarca no Brasil, mais exatamente no Rio de Janeiro, em fevereiro de 1969, o diretor de cinema francês Pierre Barouh. Disposto a registrar em película momentos de uma música brasileira que, embora conhecesse pouco, o fascinava intensamente. O olhar do estrangeiro, de coração aberto para a música brasileira, capturou imagens que durante 36 anos permaneceram desconhecidas no país.

Assisti o DVD, que a Biscoito Fino lançou nos anos 2000. É de arrepiar ver os ancestrais Pixinguinha e João da Baiana, então octagenários, além de Maria Bethânia (veja o vídeo), aos 21 anos, uma coisa, vocês precisam ver, e Paulinho da Viola, que juntos mandando vários sambas, na mesa de um bar.

Ela da geração Tropicália, já tinha todo o potencial que conhecemos até hoje, é impressionante. Já Paulinho, que estará entre nós neste natal, fazendo questão de dizer que é compositor de sambas enredos e que aí se diferenciava um tanto da outra turma embora com ela dialogasse.

Mas a costura maior vem com Baden Powell, de fato o grande ídolo de Barouh, fazendo o elo de ligação entre gerações tão distantes e fundamentais da arte brasileira. É de doer de tão linda a abertura num desfile de carnaval no sambódromo do Rio de Janeiro, ao som misturado do batuque da escola de samba, Mangueira, e da música Saravah, o nosso Samba da Benção! A música também encerra tudo, com Baden (vídeo) e Pierre, demais!

Utilizando-se de uma estética do cinema verdade francês, Barouh está interessado nas intervenções culturais e religiosas da presença da África no Brasil, e também entrevista João da Baiana que, acompanhado por Baden ao violão, sapateia e toca prato e faca, enquanto entoa "Okekerê", de sua autoria, e "Yaô", de Pixinguinha.

Cineclube - As parcerias com outros cineclubes e com a ParáCine vão proporcionar o acesso ao acervo de filmes dessas organizações, filmes que atendem a linha editorial do cineclube. Para Help Luna, fazer cineclube dentro da escola de samba valoriza a cultura popular do carnaval e incentiva o público a se envolver nas atividades da escola.

Não vai perder esta sessão de abertura do Cineclube Império Pedreirense, realizada pela Associação Recreativa e Cultural Terceria Idade Pedreirense - ARCTIP, e da Ala das Baianas da ACSBE Embaixada de Samba do Império Pedreirense, com apoio da Federação Paraense de Cineclubes -ParáCine -, da UFPA, do Cineclube Nangetu, juntamente com a rede [aparelho]-:, Cineclube Amazonas d'Ouro, Cineclube ti Bamburucema, Projeto Resistência Marajoara e Idade Mídia.

Serviço
Neste domingo, 12, às 9h, com exibição de “Carnaval 2009 - Embaixada de Samba do Império Pedreirense" , de Pedro Olaia e rede [aparelho]-: (11 min, Belém/PA/BR 2009); e Saravah, de Pierre Barouh (90 min, França/Brasil, 1969). Ao meio dia tem Festival do Tacacá.

Nenhum comentário: