20.12.10

IAP lança livros e bolsas de pesquisa dos escritores premiados em 2010

O Instituto de Artes do Pará (IAP) encerra nesta terça-feira, dia 21, as atividades desenvolvidas pela Gerência de Artes Literárias em 2010. A partir das 18 horas, o instituto abre suas portas para receber todos os interessados em literatura, para o lançamento dos livros e projetos premiados este ano. O programa será dividido em dois momentos, conforme também se deram os Prêmios IAP de Artes Literárias 2010.

A noite começa no Auditório do instituto, onde serão apresentadas as conclusões das Bolsas do IAP de Pesquisa, Experimentação e Criação em Artes Literárias 2010, pelos escritores contemplados: Nilson Oliveira, vencedor com o projeto “Eutanásio”, baseado em experimentações sobre a obra de Dalcídio Jurandir, resultando em livro com o mesmo título; e Pedro Vianna, vencedor da segunda bolsa com o projeto “Identidade Solar”, igualmente convertido em livro. O público poderá participar de um bate-papo com os autores sobre o processo de criação.

O escritor Vicente Franz Cecim, gerente de Artes Literárias do IAP, ressalta que em 2010, pela primeira vez, o Prêmio IAP de Artes Literárias foi dividido em Prêmio IAP de Edições Culturais, voltado aos gêneros Auto Popular, Ensaio e Cordel - este último incluso pela primeira vez na premiação, reforçando a valorização da cultura e tradições populares -, e Bolsa de Pesquisa, Experimentação e Criação em Artes Literárias, cujo objetivo é estimular a investigação e a concepção de novos caminhos temáticos e formais para a literatura produzida no Pará, buscando, ao mesmo tempo, interrogar suas raízes mais genuínas (pesquisa) e ampliar seus horizontes teóricos e práticos (pesquisa e experimentação).

“Ao longo desses anos, através da realização do Prêmio IAP, conhecemos mais de perto as necessidades dos autores e percebemos que precisávamos estimular a pesquisa em literatura, permitindo que os autores estudem e façam experimentações em termos de linguagem e nas temáticas e, nesse processo, inserir a literatura paraense na contemporaneidade”, diz ele.

Para Jaime Bibas, presidente do IAP, a criação da Bolsa de Pesquisa, Experimentação e Criação em Artes Literárias é fruto do êxito das experiências conquistadas com as bolsas ofertadas às demais categorias artísticas. “Em 2010 o IAP estendeu aos autores paraenses a possibilidade de pesquisar e experimentar a linguagem artística em si, da mesma forma como os contemplados das bolsas das outras categorias já vinham fazendo com sucesso. E este é um diferencial nosso em relação às outras bolsas de estímulo à literatura do país”.

Logo em seguida, na Varanda do instituto, acontecem as sessões de autógrafos dos quatro livros vencedores do Prêmio IAP de Edições Culturais 2010: na categoria Auto Popular, Raimundo Harles Oliveira Carneiro autografa “O Filho do Sereno”; e no gênero Ensaio, Karina Jucá autografa “Andara: Vicente Franz Cecim e a Narrativa Ontológica”. Os outros dois contemplados foram Antônio Juraci Siqueira, com “O Menino Que Ouvia Estrelas e se Sonhava Canoeiro” e Jaziane Almeida Malcher, com “Tempos Melhores Virão” (cordel).

Criado em 2002, o Prêmio IAP de Literatura foi o primeiro no Estado a garantir a publicação das obras contempladas, ampliando assim as possibilidades de projeção nacional e internacional dos escritores. Já foram publicados, ao todo, 28 livros, nos gêneros Conto, Romance, Poesia, Teatro, Literatura Infantil, Dramaturgia, Ensaios, Auto Popular e História em Quadrinhos. 

Fonte: Assessoria de Imprensa IAP

Nenhum comentário: