17.12.10

Show Catangalo arrecada brinquedos para crianças do Marajó

A semana que vem já começa recheada de atrações. Na segunda-feira, 20, entre várias outras programações, no Teatro Margarida Schivasappa, do Centur, às 20h, acontece a II edição da “Noite do Cantagalo”.

Trata-se de uma ação solidária que reúne educadores culturais, músicos, poetas, artistas plásticos, mestres de cultura popular, grupos de carimbó e parafolclóricos para arrecadar brinquedos, roupas, agasalhos e alimentos não-perecíveis para o Natal das crianças do bairro da Pedreirinha, da comunidade do entorno do lago do Utinga e das crianças de Cachoeira do Arari, na Ilha do Marajó. 

Fruto da iniciativa do Instituto Arraial do Pavulagem, em parceria com a Fundação Curro Velho, o projeto Caixa de Boi Bumbá - Tecnologias e Saberes do Marajó vem sendo desenvolvido há três anos, por meio de oficinas ofertadas à comunidade. Assim surgiu o Cordão do Galo que é um brinquedo lúdico inspirado na história tradicional e contemporânea da cidade de Cachoeira do Arari. O objetivo é a inclusão sócio-cultural das crianças e adolescentes daquela cidade.

Das oficinas, resultaram a construção de 96 instrumentos de percussão com adornos no estilo marajoara, canto popular, ritmos e danças regionais, adereços alegóricos, pesquisa e a realização de cortejos de cultura popular, reunindo bois, pássaros, artistas, mestres de cultura, alunos de rede pública entre outros.

“Neste momento, o nosso empenho está concentrado nos preparativos do Natal das crianças que fazem parte do Cordão do Galo, muitas delas estão ligadas ao programa de erradicação do trabalho infantil – PETI, à banda de música João Viana, à Escola de Música Padre Giovanni Gallo, ao grupo de sócios mirins do Museu do Marajó e a grupos folclóricos locais”, explica Ronaldo Silva, do Instituto Arraial do Pavulagem.

São parceiros do Instituto Arraial do Pavulagem neste projeto: Museu do Marajó; Secretaria de Estado de Cultura (Secult); Fundação Curro Velho; Secretaria de Estado de Educação; Prefeitura Municipal de Cachoeira do Arari, Igreja Nossa Senhora da Conceição, Banda João Viana, Casa da Boa Esperança e Novo Encanto. 

A “II Noite do Cantagalo” terá como convidados a Banda Arraial do Pavulagem, Banda João Viana (Marajó), Grupo Quaderna, Luê Soares, Lucio Mouzinho, Marcos Campelo, Grupo Filhos do Luar, Mestre Madureira, Mestre Piticaia, Boi Orube, Nego Nelson, Grupo de Carimbó Sancari, Grupo de Percussão do projeto Vale Música, Batalhão da Estrela, Boi Malhadinho, Mestre Cardoso e Mestre Faustino (de Ourém), Juraci Siqueira, Marcílio Costa, Mestre Apolo e Grupo Florescendo, Ivan Cardoso e Mário Mouzinho.

Serviço
Show Solidário “II Noite do Cantagalo”. No Teatro Margarida Schivasappa - Centur. Dia 20 de dezembro (segunda-feira), às 20h. Ingresso: brinquedos, 2 kg alimentos não-perecíveis, roupas, agasalhos (adulto e infantil). Informações: (91) 9605-9057 | 8229-4570 | 8120-6634. 

Fonte: Fundação Curro Velho e Instituto Arraial do Pavulagem


Nenhum comentário: