14.12.10

Inovacine encerra atividades com filmes de Sérgio Péo

O Inovacine desliga os projetores de sua primeira jornada no próximo dia 15 de dezembro com exibição simbólica dos curtas do paraense Sérgio Péo. Texto da APJCC.

Neste 1º ano e pouco o projeto exibiu e debateu 98 filmes, dos quais 27 foram nacionais e 47 regionais. A exibição deste material continua indispensável para a cidade.

A perspectiva de discussão democrática a partir da construção de uma comunidade de olhar crítico é mais uma vez o viés do debate que será conduzido pelo coordenador do projeto Francisco Weyl, nesta quarta-feira, 15, no Iphan.

Mais de 100 novos cineclubistas nascidos dos 10 municípios visitados neste ano compõem o coro de uma nova cultura cinematográfica no Estado. Mateus Moura agradece, pois, segundo ele, aprendeu muito mais que ensinou. Miguel Haoni assina embaixo, e afirma que “o processo de aprendizagem não pode parar”. Ambos fazem parte da Associação de Jovens Críticos de Cinema – APJCC, parceira do Inovacine.

É com muita alegria e satisfação que mais uma vez o INOVACINE saúda a emergência desta nova cultura cinematográfica no Estado, seja de espectadores, críticos, cineastas ou claquetistas. A convocação para prestigiar os filmes deste paraense é feita a todos que se interessam. A entrada, assim como a conversa, como sempre, são francas. Todos são bem-vindos ao brinde final. Vida longa à cultura.

Filmes – Sérgio Péo

“Rocinha Brasil 77” (18 minutos – 16/35mm): Investigação sobre hábitos e qualidade de vida da maior favela da América Latina. A câmera passeia, enquanto em off, ouve-se reflexões de moradores sobre questões do dia-a-dia da comunidade.

“Ñanderu, Panorâmica Tupinambá” (10 min/35mm): Resgate poético da memória de nossos antepassados Tupinambá. Considerados extintos ainda no século XVI. O filme conta com o depoimento de Verá Miri, Cacique/Pajé da tribo Guarani Mimbiá.

“Marajó, O Movimento das Águas” (20 min/35mm): Filme iniciado em 1991, interrompido, por problemas técnicos e finalizado em 2010. A câmera percorre as margens do Amazonas, focando a diversidade da flora virgem. Caminha entre trilhas de gravetos culminando com a marcha folclórica dos ritmos marajoaras. O filme é uma homenagem a professora Lindalva Caetano, pesquisadora do Folclore Marajoara.

Serviço
Sessão de filmes de Sérgio Péo, na programação de encerramento do projeto Inovacine, da Fapespa. Nesta quarta-feira, 15, a partir das 18h30, no auditório do IPHAN - Tv. Rui Barbosa, esquina da Av. Governador José Malcher. Entrada franca. Informações: (91) 8717-5666.

©
FONTE: Ascom/Fapespa

Nenhum comentário: