2.12.10

V Fórum Bienal de Pesquisa em Artes recebe mostra de editoras universitárias

O Museu de Arte Sacra está seidando o V Fórum Bienal de Pesquisa em Artes, promovido pelo Instituto de Ciências da Arte (ICA) da Universidade Federal do Pará, por meio do seu Programa de Pós-Graduação em Artes e pelo Plano Nacional de Formação de Professores (Parfor) da UFPA.

O Fórum é dirigido a estudantes, profissionais da área e ao público em geral. Na programação, conferências, palestras, cursos de Artes, Dança, Música e Teatro, além de espetáculos musicais e teatrais.

O evento também está recebendo a 1ª Mostra de Editoras Universitárias, que acontecerá até esta sexta-feira, 03, sempre das 8h30 às 21h. A Editora da UFPA assumiu a tarefa de organização da Mostra, que conta com a participação das Editoras da Universidade do Estado do Pará e da Universidade da Amazônia.

Ao lado de títulos das três Editoras, é possível encontrar publicações da EDUSP, Editora Cortez, ROCA e Editora Fórum, representadas pela Editora da UFPA. Um dos destaques da Editora Cortez é o livro “A Abordagem Triangular no Ensino das Artes e Culturas Visuais”, de Ana Mae Barbosa, que será lançado nacionalmente na sexta, 03, às 17h30, no espaço da Mostra, com a presença da autora, convidada especial da organização do V Fórum Bienal de Pesquisa em Artes.

A ed.ufpa também trouxe a Belém grande parte dos livros da exposição “Um convite à Leitura”, da Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, que aconteceu em agosto deste ano, na Pinacoteca do Estado, com curadoria de Cecília Scharlach. Na mostra, livros em co-edição com editoras universitárias e instituições culturais, como a Biblioteca Nacional, ABL, Instituto Tomie Ohtake e Instituto Moreira Salles.

Para aqueles interessados em fotografia, uma das novidades é o livro À Procura de um Olhar, que teve como origem a exposição realizada na Pinacoteca do Estado em comemoração ao Ano da França no Brasil.

O livro reúne fotografias de franceses como Pierre Verger, Marcel Gautherot e Jean Manzon e traz imagens de autores contemporâneos que fotografaram o Brasil especialmente para este projeto. Entre eles, Antonie D’Ágata, Bruno Barbey e Olivia Gay. Do lado brasileiro, Mauro Restife, Tiago Santana e o paraense Luiz Braga.

Além de títulos selecionados, a Mostra oferece aos visitantes um ambiente acolhedor e de estética apurada. Os livros estão dispostos sobre peças do antiquário Les Antiques, que colabora com o evento, e a iluminação, cuidadosamente planejada, proporciona um tom intimista ao ambiente, com resultados interessantes de sombras e luzes sobre os livros. 

Nenhum comentário: