4.12.10

“O Glorioso Auto do Nascimento do Cristo-Rei" em cartaz na Casa da Atriz

O ar chuvoso, no início deste sábado, 04, não deixou dúvidas. Dezembro chegou e com ele, aproximam-se as festas de final de ano. A programação cultural de Belém, claro, também começa a entrar no clima. 

Na Casa da Atriz, à exemplo disso, está em cartaz, desde quinta-feira, 02, o espetáculo “O Glorioso Auto do Nascimento do Cristo-Rei – A Sétima Peleja”, premiado em 2004 no Concurso de Dramaturgia da Fundação Nacional de Artes – Funarte, com texto de Hudson Andrade, da Companhia Teatral Nós Outros, que desde maio deste ano integra o coletivo Casa da Atriz.

Com direção do premiado ator, dramaturgo e diretor Adriano Barroso, o espetáculo inspira-se nas tradições populares de comemoração ao nascimento de Jesus, como os autos propriamente ditos – famosos na Idade Média –, as Pastorinhas e as Folias de Reis – manifestações natalinas do interior do Brasil.

Neste caso, o enredo conta com a figura do Diabo, que tenta impedir o nascimento do Menino Jesus a fim de dominar o mundo. Claro que para obter êxito ele tenta trazer para o seu lado, os Reis Magos, Herodes, José e a própria Maria, mas acaba sendo vencido pelo Arcanjo Gabriel.

Escrito em trovas, a peça traz dois atores em cena que se dividem na interpretação dos diferentes personagens, interpretando ainda artistas mambembes, que em suas bicicletas, percorrem as estradas de cidade em cidade, de vila em vila, retirando seu sustento das apresentações que executam.

Além da referência ao teatro de rua, a Comédia Dell’ Arte e a Comédia Francesa serviram de referências para a encenação. Assim, o mesmo texto em cartaz há sete anos ganha outra roupagem, adaptado para esta nova situação, num exercício do fazer teatral de se reinventar e recontar, respirando ares novos a cada ano e a cada apresentação.

Essa forma de encenação permite ainda o grande ganho deste espetáculo, que é percorrer Belém aonde for convidado, trabalhando pertinho do público, levando arte, cultura, entretenimento e um sentido para o natal agora pouco evidente.

Ficha Técnica

Texto: Hudson Andrade
Direção: Adriano Barroso
Assistência de direção: Bill Aguiar
Elenco: Hudson Andrade (Gabriel, José e Herodes) & Leoci Medeiros (Diabo e Maria)
Figurinos: Néder Charone
Luz e direção de palco: Frank Costa
Contrarregragem: Kaio Castro
Produção: Yeyé Porto & Paulo Porto
Realização: Companhia Teatral Nós Outros & A Casa da Atriz
Apoio: Sol Informática

Serviço
O Glorioso Auto Do Nascimento Do Cristo-Rei – A Sétima Peleja. Até 06 de janeiro de 2011, de quinta a domingo, sempre às 20h. N’ A Casa da Atriz – Rua Oliveira Belo, nº 95 (entre Generalíssimo Deodoro e D. Romualdo de Seixas). Ingresso Livre (assista o espetáculo e decida quanto quer pagar). 

Nenhum comentário: