O evento será sediado no Senegal, com programações na universidade de Dakar. As inscrições já estão abertas.
Pura necessidade de incentivar o intercâmbio entre realizadores e produtores das mais diversas origens e com as suas infinitas propostas estéticas.
É assim que, de acordo com os organizadores, surge a idéia e agora a realização da segunda edição do Festival Internacional de Cinema Social, e o que é melhor, desta vez dentro da programação do Fórum Social Mundial (FSM 2011), que acontecerá na África.
A iniciativa é aberta para todos os formatos, tecnologias e linguagens. As inscrições devem ser feitas até dia 10 de janeiro do ano que vem. As sessões serão na Universidade Cheikh Anta Diop, em Dakar (Senegal), nos dias 8 e 9 de fevereiro de 2011.
A organização e curadoria do II Festival Internacional de Filmes Sociais – Fest-Fisc é do professor-doutor Hilton P. Silva, do departamento de Antropologia da UFPa; e do poeta e realizador de cinema, o professor-especialista em semiótica, Francisco Weyl.
“O Fest-Fisc proporciona às delegações dos mais diversos países um espaço plural, de natureza intercultural, para a manifestação artística, a fruição estética e o diálogo solidário”, afirma o professor da UFPa Hilton P. Silva, um dos organizadores/curadores do evento.O Fest-Fisc, de acordo com ele, valoriza a diversidade, a relação local-global e a cultura como produção simbólica de construção de identidades. Francisco Weyl diz que o evento destaca o papel do cinema, do vídeo e da produção audiovisual em geral na construção de uma sociedade mais justa e solidária.
“O Fest-Fisc reflete a grau de resistência da sociedade global, razão pela qual serve de baliza para observarmos os potenciais da arte cinematográfica como arma de guerrilha, instrumento de sensibilização, consciência e diálogo dialético”, considera.
Mostras - Estruturado por 3 mostras, o Fest-Fisc não tem caráter competitivo, mas só exibirá filmes inéditos, escolhidos pelos curadores entre as obras enviadas. A lista oficial será divulgada no dia 20 de janeiro de 2011.
Dentro do festival, haverá ainda a mostra intitulada “Os 7 filmes Capitais”, que exibirá filmes que representam o esforço de realizadores de vários países (Brasil, Cabo Verde, Guiné Bissau, Moçambique), que participaram da primeira versão do festival,.A primeira edição foi realizada dentro da programação cultural do Fórum Internacional da Sociedade Civil (FISC) e da Conferência Internacional de Educação de Adultos (Confitea), que reuniram cerca de 3 mil pessoas em Belém.
A outra será a Mostra “Resistência Marajoara”, que apresenta 4 filmes de jovens realizadores do Coletivo Resistência Marajoara (Soure, Marajó)
Inscrição - Filmes e/ou vídeos, curtas e/ou médias-metragens, de qualquer gênero ou temática (com um tempo máximo de 30 minutos de duração), terão espaço garantido. Os realizadores podem submeter apenas uma (01) obra ao FEST-FISC.
![]() |
| Universidade Cheikh Anta Diop |
Os interessados deverão preencher e assinar a ficha de inscrição e enviá-la para a Rua dos Pariquis, Nº 1838 - Edifício Di Cavalcanti, Apto 401 - Bairro: Batista Campos - Belém - Pará - Brasil - CEP: 66033-590.
A comissão organizadora informa que os filmes e/ou vídeos selecionados ou não pelo II Fest-Fisc passarão a fazer parte do acervo da Paracine – Federação Paraense de Cineclubes, que os utilizará com fins educativos, sem que os mesmos venham a ser comercializados ou reproduzidos.
Serviço
II Fest-Fisc - Festival Internacional de Cinema Social. Universidade Cheik Anta Dioup, em Dakar, Senegal, 8 e 9 de fevereiro de 2011. Inscrições até 10 de janeiro de 2011. Contatos: E-mail festfisc@gmail.com / Telefone (00 55 91) 8330 9435 (Francisco Weyl). Veja a programação no blog: www.socialcine.blogspot.com e siga o Twitter www.twitter.com/cinemasocial


Nenhum comentário:
Postar um comentário