2.12.10

Fórum Social Mundial de 2011 na África terá festival de cinema

O evento será sediado no  Senegal,  com programações na universidade de Dakar. As inscrições já estão abertas.

Pura necessidade de incentivar o intercâmbio entre realizadores e produtores das mais diversas origens e com as suas infinitas propostas estéticas. 

É assim que, de acordo com os organizadores, surge a idéia e agora a realização da segunda edição do  Festival Internacional de Cinema Social, e o que é melhor, desta vez dentro da programação do Fórum Social Mundial (FSM 2011), que acontecerá na África. 

A iniciativa é aberta para todos os formatos, tecnologias e linguagens. As inscrições devem ser feitas até dia 10 de janeiro do ano que vem. As sessões serão na Universidade Cheikh Anta Diop, em Dakar (Senegal), nos dias 8 e 9 de fevereiro de 2011.

A organização e curadoria do II Festival Internacional de Filmes Sociais – Fest-Fisc é do professor-doutor Hilton P. Silva, do departamento de Antropologia da UFPa; e do poeta e realizador de cinema, o professor-especialista em semiótica, Francisco Weyl.

“O Fest-Fisc proporciona às delegações dos mais diversos países um espaço plural, de natureza intercultural, para a manifestação artística, a fruição estética e o diálogo solidário”, afirma o professor da UFPa Hilton P. Silva, um dos organizadores/curadores do evento.

O Fest-Fisc, de acordo com ele, valoriza a diversidade, a relação local-global e a cultura como produção simbólica de construção de identidades. Francisco Weyl diz que o evento destaca o papel do cinema, do vídeo e da produção audiovisual em geral na construção de uma sociedade mais justa e solidária.

“O Fest-Fisc reflete a grau de resistência da sociedade global, razão pela qual serve de baliza para observarmos os potenciais da arte cinematográfica como arma de guerrilha, instrumento de sensibilização, consciência e diálogo dialético”, considera.

Mostras - Estruturado por 3 mostras, o Fest-Fisc não tem caráter competitivo, mas só exibirá filmes inéditos, escolhidos pelos curadores entre as obras enviadas. A lista oficial será divulgada no dia 20 de janeiro de 2011.

Dentro do festival, haverá ainda a mostra intitulada “Os 7 filmes Capitais”, que exibirá filmes que representam o esforço de realizadores de vários países (Brasil, Cabo Verde, Guiné Bissau, Moçambique), que participaram da primeira versão do festival,.

A primeira edição foi realizada dentro da programação cultural do Fórum Internacional da Sociedade Civil (FISC) e da Conferência Internacional de Educação de Adultos (Confitea), que reuniram cerca de 3 mil pessoas em Belém. 

A outra será a Mostra “Resistência Marajoara”, que apresenta 4 filmes de jovens realizadores do Coletivo Resistência Marajoara (Soure, Marajó)

Inscrição - Filmes e/ou vídeos, curtas e/ou médias-metragens, de qualquer gênero ou temática (com um tempo máximo de 30 minutos de duração), terão espaço garantido. Os realizadores podem submeter apenas uma (01) obra ao FEST-FISC.

Universidade Cheikh Anta Diop
 Os interessados deverão preencher e assinar a ficha de inscrição e enviá-la para a Rua dos Pariquis, Nº 1838 - Edifício Di Cavalcanti, Apto 401 - Bairro: Batista Campos - Belém - Pará - Brasil - CEP: 66033-590. 

A comissão organizadora informa que os filmes e/ou vídeos selecionados ou não pelo II Fest-Fisc passarão a fazer parte do acervo da Paracine – Federação Paraense de Cineclubes, que os utilizará com fins educativos, sem que os mesmos venham a ser comercializados ou reproduzidos.

Serviço
II Fest-Fisc - Festival Internacional de Cinema Social. Universidade Cheik Anta Dioup, em Dakar, Senegal, 8 e 9 de fevereiro de 2011. Inscrições até 10 de janeiro de 2011. Contatos: E-mail festfisc@gmail.com / Telefone (00 55 91) 8330 9435 (Francisco Weyl). Veja a programação no blog: www.socialcine.blogspot.com e siga o Twitter www.twitter.com/cinemasocial

Nenhum comentário: