13.12.10

“A Travessa da Espera” volta à cena no Teatro Cuíra

Texto de Leandro Oliveira, da assessoria de imprensa do GTU

Quanto tempo demora uma peça? Uma hora? Duas? Seis? Isso não é nada perto dos dias, meses, anos ou mesmo uma vida inteira de esperas para ver um espetáculo pronto! 

As angústias e alegrias da espera, iniciando pelas angústias que aguardam o esperar de um espetáculo, é o mote principal para que o Grupo de Teatro Universitário da UFPA (GTU) convide o público a sentar e aguardar três campas em “A Travessa da Espera”, que depois de uma longa espera volta a ser apresentado na próxima quinta (16), às 21h, no Espaço Cuíra, onde fica até o domingo (19).

Esperar é um fardo que todos enfrentamos, diariamente. Esperar na fila é a travessia eterna por onde passam dramas e sentimentos humanos. Esperar chegadas, partidas, voltas e chegadas podem fazer do nosso cotidiano mais feliz, pois nunca sabemos o que nos aguarda ao final de cada travessia.

Na travessa da espera caminha o casal que não sabe aonde quer chegar. Executa-se a tortura da espera por um atendimento médico. Transitam as fantasias de quem encontra o par perfeito numa sala de espera do dentista. 

Por essa travessa passam despercebidos os amores que duram uma vida inteira sem trocar uma palavra; atravessam sonhos que todos temos e pelos quais ansiamos que um dia se realizem. Espera que causa angustia e tortura a conta-gotas. Espera de uma pizza que irritantemente talvez chegue fria. Esperas que proporcionarão muitas risadas e diversão garantida a quem conseguir aguardar sessenta minutos.

Partindo de um processo colaborativo, que contou com a experiência de cada um dos atores na construção da peça (afinal, espera é inerente a todo ser humano), o que se vê em cena é o retrato artístico - e muito bem humorado - de toda a sociedade que espera, desde que se aguarda nove meses para nascer. A travessia do esperar pode ser menos dolorosa, e até bem prazerosa, se entendermos que ela pode nos render momentos únicos na vida.

A peça conta as desventuras do esperar com muita música, que dá o tom necessário a cada nuance desta travessia e especialmente através do vídeo, que é protagonista e interage com os atores, conduzindo o público a atmosferas diferentes e incríveis a cada situação de espera. 

A direção de Olinda Charone é um convite gostoso a se deliciar com uma peça leve e divertida, junto com um elenco formado por Ana Marceliano, Bárbara Gibson, Delianne Lima, Haroldo França, Ives Oliveira, Caled Garcês, Leandro Oliveira e Patrícia Zulu, que esperam ansiosos esse reencontro. A música fica por conta de Diego Vattos, Ramón Rivera e Rubens Santa Brígida, que guardam uma surpresa a ser conferida na temporada.

"A Travessa da Espera" é um convite para sentar e rever a sua idéia de espera. É só aguardar.

Serviço
Espetáculo "A Travessa da Espera", no Espaço Cuíra (Trav. Riachuelo, esquina com 1º de março), de 16 a 19 de dezembro (quinta a domingo), sempre às 21h. Ingressos: R$20,00 (com direito a meia entrada para estudantes). Maiores informações: (91) 8861-4476 (Olinda Charone).


Nenhum comentário: