16.12.10

Portal da Cultura Paraense, canal de entrada para o universo artístico do Estado

O site será lançado nesta quinta-feira, na Casa da Linguagem, com participação de vários artistas. O acesso é aberto ao público.


Onde encontrar informações sobre artistas, grupos, entidades, associações, coletivos e mestres da cultura do Pará? Há muita informação, prontas para serem acessadas sim, mas daqueles que possuem, por exemplo, uma página na internet, poderosa ferramenta de divulgação e interação cultural. 

Muitos deles estão em mídias o Flickr, portal mundial de fotografia; o Vimeo, refinado canal para publicações de vídeos artísticos; no Tumblr e no Twitter, ferramentas de rápida expansão de notícias, sem falar no Orkut e no Facebook.

Mesmo assim, para localizá-los é preciso varrer a net para encontrar o site correto. Foi pensando nisso, entre tantas outras coisas, reconhecendo que a internet é hoje um dos mais importantes suportes da área artístico-cultural, que surge o Portal da Cultura Paraense (www.culturaparaense.com), a ser lançado, nesta quinta, 16, e nesta sexta, 17, com programações que acontecem na Casa da Linguagem, e na sede da Fundação Curro Velho, respectivamente, dentro de suas comemorações de 20 anos da fundação.

Dividido por categoria artística, o portal visa um melhor ordenamento das modalidades artísticas como: música, dança, teatro, circo, fotografia, artes plásticas, folclore, etc. Os artistas podem se cadastrar, gratuitamente, fazendo um cadastro com suas principais informações, inclusive o link de suas páginas na internet, já já possuir.

E assim como Belém é o Portal da Amazônia, o Portal da Cultura Paraense será também o canal de entrada para essa enorme rede de páginas artísticas individuais que embora  sejam muito boas, ainda precisam ser difundidas mais amplamente. Assim, esses artistas poderão ser localizados no universo virtual, a partir de um só endereço. Ao mesmo tempo, construído coletivamente, o portal estará promovendo o mapeamento espontâneo da cultura paraense. 

O Portal da Cultura Paraense quer ser referência enquanto banco de dados, traduzindo a diversidade artística e cultural do estado do Pará, atendendo também a uma carência de um portal com identificações e contatos dos artistas da região, valorizando-os e estimulando sua produção artística. É claro que para alcançar estes objetivos o portal precisa contar com o cadastramento destes artistas e mestres da cultura.

Por isso, além de divulgação, haverá forte articulação com a rede de infocentros implantados pelo NavegaPará,  locais de acesso para artistas e grupos situados em lugares mais distantes e interessados em se cadastrar. Da mesma forma, os infocentros também serão umas das ferramentas de divulgação do portal a fim de aumentar e diversificar seu acervo assim como de acesso ao público, em geral, que poderá fazer suas consultas.

Realizado através do Edital de Ações Colaborativas com o NavegaPará, da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Pará – Fapespa, o projeto foi elaborado pela Associação de Planejamento Estratégico do Curro Velho – ASPE.

Serviço

O lançamento do Portal da Cultura Paraense faz parte da programação de comemoração dos 20 anos da Fundação Curro Velho. O evento acontece nesta quinta-feira, 16, a partir das 19h, na Casa da Linguagem (Av. Nazaré, 31- Nazaré) e, no dia 17, sexta-feira, na Fundação Curro Velho (Rua Nelson Ribeiro, 287- Telégrafo). Mais informações: 91655345 / 32549740 (Mariléia Modesto, Produção Executiva do Projeto).



Nenhum comentário: