2.12.10

Indios do Xingu falam de Belo Monte em encontro latino americano na UFPA

Evento tem transmissão on line, confira aqui.

Está acontecendo até esta sexta-feira, 03, na UFPa e Cinema Olympia, a programação do III Encontro Latino-americano Ciências Sociais e Barragens / III Encuentro Latino-Americano Ciencias Sociales y Represas.

Até o meio dia, lideranças indígenas da volta grande do Xingu conversam com o público sobre seus pontos de vista contra a construção da Usina Hidrelétrica de Belo Monte. O Cacique Raoni está presente e fala logo mais, no auditório Benedito Nunes, onde a maior parte da programação está sendo realizada.

Quem quiser, pode acessar o site e assistir às mesas redondas, ao vivo, acessando aqui. Pela parte da tarde será realizada uma roda de conversa com os indígenas na capela universitária na orla do campus. E das 18h 30 às 21h, no Olympia, participe da mostra audiovisual.

O evento dá continuidade ao diálogo inaugurado no Rio de Janeiro, em 2005, e em Salvador, em 2007. O caráter latino-americano do evento ressalta a relevância da cooperação acadêmica continental, tanto mais que se aceleram os planos e projetos de integração continental que colocam na agenda de discussão o planejamento e a implantação de grandes projetos binacionais e, mesmo, em alguns casos, de dimensão continental.

A indicação de Belém para a realização do III Encontro Latino-americano Ciências Sociais e Barragens/III Encuentro Latinoamericano Ciencias Sociales y Represas não é aleatória. A opção ressalta a preocupação dos cientistas sociais latino-americanos com os desafios sociais e ambientais que se colocam para a Amazônia, região para a qual se projetam novos e grandes barragens para aproveitamento hidrelétrico nos próximos anos.

Mais informações aqui.

Nenhum comentário: