1.12.10

“Matinta” recebe dois Candangos no 43º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro

Fernando Segtowick, o roteirista e diretor de “Matinta”, já está de volta a Belém, depois de viver a emoção de receber dois prêmios no 43º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro. 

Ele mesmo recebeu os dois Candangos, um para Melhor Atriz (Dira Paes) e o segundo para melhor Som (Evandro Lima). A sessão de premiação e de encerramento foi ontem à noite, no Cine Brasília. 

O resultado é muito bom, não só para a equipe, mas para todo o cinema paraense que ao concorrer pela primeira vez em Brasília, já sai de lá premiado. É um belo início de carreira para o filme, levando em consideração que este é um dos festivais mais bem conceituados do país.

Mas para Dira, ser premiada em Brasília, não é exatamente uma novidade. Foi lá mesmo que ela recebeu, em 1996, o primeiro prêmio de sua carreira, claro, de Melhor Atriz, em “Corisco e Dadá”. 

Na cena, com o ator Adriano Barroso
No ano seguinte, 1997, foi eleita Melhor Atriz Coadjuvante em Anahy de las Missiones; em 2002, arrebatou mais um por sua atuação em Amarelo Manga e, em 2006, mais uma vez Melhor Atriz Coadjuvante por Bastio das Bestas.

Mas é a primeira vez que ela recebe um prêmio atuando em um curta metragem. Dira já começou em longas, ao contrário do que geralmente acontece com a maioria dos atores. 

Dira é uma querida no Festival de Brasília e faz por merecer. Sua competência diante da câmera é inconteste. Musa do cinema independente brasileiro, ela já fez por aqui o segundo curta metragem, vivendo Rosa em Ribeirinhos do Asfalto, curta de Jorane Castro, no momento em finalização.

O prêmio de melhor som também é merecido. “Para Matinta, o som é peça fundamental no clima da história e da própria criatura”, escreveu Segtowick no blog dedicado ao curta. E pelo visto, Evandro Lima, chegou lá. Com larga experiência, ele faz parte da equipe de som dos longas Tropa de Elite e Tropa de Elite 2, Batismo de Sangue, Zico, Linha de Passe e A Casa de Mãe Joana, entre outros da filmografia nacional.

A atriz Dira Paes esteve presente à sessão de Matinta, no sábado, 27, mas não pôde ir receber pessoalmente seu prêmio na noite desta terça-feira, 30. 

Mas aqui, logo, logo vamos poder conferir exatamente o que encantou o júri de Brasília. Está sendo agendado para o próximo dia 10, o lançamento do curta em Belém. 

O cinema escolhido para o feito não foi o Cine Olympia, uma pena. O motivo é a baixa qualidade de  seu equipamento de som, que prejudicaria muito a projeção. O que seria mesmo de uma incoerência atroz, depois desta premiação. 

“Matinta” será exibido, pois, no Cinépolis, sala recém inaugurada no Doca Boulevard. O horário da sessão ainda está sendo definido e em breve será divulgado na imprensa. Parabéns a todos da equipe!

Veja aqui a lista de todos os premiados no festival. 


Nenhum comentário: