12.12.10

Ribalta lança primeiros DVDs sobre memória do teatro e da dança no Pará

O lançamento das duas edições será nesta segunda-feira, 13, a partir das 20h, no Teatro Universitário Cláudio Barradas

Simulando programas de entrevistas na TV, as duas gravações foram feitas este ano, em janeiro, com o ator e diretor Cláudio Barradas e, no início do mês de julho, com Eni Corrêa, fundadora e diretora do Grupo Coreográfico da UFPA.

Com objetivo documentar a memória da dança e do teatro paraense, o projeto Ribalta teve na sua primeira edição, a entrevista com Cláudio Barradas, grande representante do teatro no Pará, ator, professor e responsável por criar e dirigir diversos grupos, trazendo contribuições teóricas, estéticas e práticas na forma do fazer teatro.

Com a intermediação do jornalista Sérgio Palmquist, Barradas foi entrevistado pela professora e diretora Maria Silvia Nunes; o poeta, escritor e Doutor em Sociologia da Cultura, João de Jesus Paes Loureiro; Zélia Amador, profª da Universidade Federal do Pará e Doutora em Ciências Sociais; por Wlad Lima, atriz, diretora, cenógrafa, pesquisadora, Doutora em Artes Cênicas e professora de teatro da ETDUFPA; e o jornalista e ator Cleodon Gondin.

Na segunda etapa, a entrevistada foi a professora Eni Corrêa, um dos nomes de destaque da dança paraense e foi entrevistada por outros nomes ilustres da área, como Beth Gomes, Roberta Rezende, Sonia Massoud e Waldete Brito.

Ribalta ainda vai realizar outros registros. Ao final, além dos DVDs com os programas, serão disponibilizados também audiovisuais extras como depoimentos de outras personalidades da dança, fotos e recortes históricos de jornais, entre outros, material que se constituirá em importante fonte de pesquisa para estudantes e professores tanto do campo artístico, quanto comunicacional.

Serviço
O Teatro Cláudio Barradas fica na Jerônimo Pimentel, próximo a D. Romulado de Seixas.

Nenhum comentário: